A Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio do Brasil de futebol de base do Brasil, teve seu início nessa sexta-feira (03). A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e todos os jogadores participantes devem ter no máximo 20 anos de idade.
Esse ano a Copa comemora 45 edições, já que é disputada desde 1969, e bateu o recorde de inscrições com 104 participantes, sendo um estrangeiro, o Kashiwa Reysol, do Japão, convidado pela FPF. Na edição atual, o Estado de Goiás contará com três representantes, todos da capital: O Goiás, atual vice-campeão, Vila Nova e o Goiânia.
Em 2013, o Goiás Esporte Clube trouxe, com o vice-campeonato, a melhor participação do estado na história da Copinha. Na ocasião, vários nomes da base esmeraldina foram destaques, entre eles o goleiro Paulinho, os laterais Clayton Sales e Mário Sérgio, os meias Liniker e Túlio e o atacante Érik, artilheiro com 8 gols. Todos eles estão sendo aproveitados no elenco principal e devem ganhar espaço em 2014, principalmente após a chegada do técnico Claudinei Oliveira, atual campeão da Copinha pelo Santos e carrasco do esmeraldino.
Na primeira fase o Goiás foi arrasador, com três vitórias em três jogos disputados e 100% de aproveitamento. Foram 10 gols feitos e apenas três sofridos, o que já prenunciava o bom desempenho da equipe no campeonato. Nas fases de mata-mata o time goiano deixou para trás Vasco da Gama, Mogi Mirim, São Paulo e Bahia. Na final veio a primeira e única derrota: 3 a 1 para o Santos, de Claudinei.
Para a disputa de 2014, o esmeraldino manteve o técnico vice-campeão Augusto César e inscreveu 25 jogadores:
Goleiros: Paulinho, Matheus e Roger; Zagueiros: Daivid, Baiano e Yago; Laterais: Felipe Saturnino, Marquinhos e Andrezinho; Meias: Rodrigo, Péricles, Emival, Johnathan, Mateus Rezende e Felipe Ávalo; Atacantes: Murilo, Jarlan, Andrezão, Leonidas e Ian. Os jogadores Morais, Matheus Pereira, Kadu, Roger e Paulão treinam em Goiânia, mas se necessário, podem ser convocados e viajar a São Paulo.
A estreia da equipe está marcada para este domingo (05) contra o Santa Cruz–PE. O grupo F, do Goiás, é formado por, além do Santa Cruz, Linense–SP e São Mateus–ES.
Sabendo das dificuldades da competição, o técnico esmeraldino segue confiante no elenco e aposta nos seus comandados para novamente fazer sucesso na Copinha. “É uma competição muito difícil, mas nós temos um elenco, que apesar de renovado, ainda é muito qualificado e treinamos bastante para encaixar o time. Sabemos da responsabilidade que é representar o Goiás, ainda mais agora que somos vice-campeões. A expectativa é fazer uma campanha melhor que a do ano passado, ou seja, ganhar o título”, comenta Augusto.
Ouça a entrevista concedida ao repórter Pedro Henrique Geninho na íntegra: {mp3}stories/2014/Janeiro/TEC_AUGUSTO_CÉSAR__GOIÁS_JRS{/mp3}
Augusto conta com oito perdas no elenco em relação ao time finalista do ano passado, dentre eles os principais destaques da equipe naquela edição: Clayton Sales, Mário Sérgio, Túlio, Liniker, Paulo e Érik. Com a nova safra em mãos, o técnico analisa o novo grupo. “É um grupo bastante renovado, mas a qualidade se manteve. Além disso, trabalhamos muito a parte tática, para criar um padrão de jogo e encaixar o estilo de cada jogador. Mas existe também a parte física que é muito importante, e temos isso no grupo também”.
Outro destaque daquele ano foi o goleiro Paulinho, que integra o elenco profissional do Goiás, mas está servindo também ao sub-20 para liderar a equipe goiana. Um dos poucos remanescentes, o goleiro sonha com uma nova campanha de sucesso, lembra os bons momentos de 2013 e fala sobre o que mudou na sua carreira após o vice da Copinha. “Nosso time está focado no título. Temos grandes jogadores e trabalhamos muito, por isso, tenho certeza que o sucesso vai se repetir e esse ano, se Deus quiser, vamos conquistar o título. No ano passado fiquei muito orgulhoso de todos, e principalmente no jogo contra o Bahia, onde peguei quatro pênaltis. Hoje eu posso dizer que sou um jogador profissional, até porque integro o elenco do Goiás. Foi uma grande vitrine para nossa equipe, vários empresários vieram atrás de mim, queriam me levar até para o Boca Juniors. Mas meu pensamento é defender o Goiás e fazer carreira aqui, assim como o Harlei”.
{mp3}stories/2014/Janeiro/PAULINHO_GOLEIRO__GOIÁS_JRS{/mp3}













