O secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana (Foto: Arquivo/SagresTV)

Um estudo feito pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) mostra que o número de veículos nas ruas de Goiânia tem crescido nos últimos dias, mesmo em pleno período de decreto de isolamento social por causa do novo coronavírus. 

O levantamento foi feito antes e depois do decreto do governo estadual, em três etapas: do dia 2 a 4 de março; de 23 a 25 de março e de 6 a 8 de abril, sempre em dias úteis. Os locais escolhidos são cruzamentos movimentados da capital, como o das Avenidas T-63 e T-15, no Setor Bueno, Avenida 85 e Alameda Coronel Joaquim Bastos, no Setor Marista, e Avenida 85 com T-11, também no Bueno. 

De acordo com o estudo, antes da quarentena, até mais de 23,8 mil veículos passaram pelo cruzamento da Av. T-63 com a T-15 nos dois sentidos, entre os dias 2 e 4 de março no horários de pico (das 8h às 9h da manhã, das 12h às 13h e das 18h às 19h). Entre os dias 23 e 24 de março, já na segunda semana de isolamento social, a quantidade caiu para menos da metade, pouco mais de 11 mil veículos, uma queda de quase 55%. Na semana passada, entre 6 e 8 de abril, o índice voltou a subir para 14,5 mil, um aumento de 30%. 

“A OMS orienta que essa redução deve ser em torno de 70%, seria o ideal. Ou seja, nós quase atingimos a meta estipulada pela OMS”, analisa o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Fernando Santana. 

Para o titular da SMT, o fato de os motoristas terem voltado às ruas, mesmo durante decreto de isolamento social, preocupa. “Isso mostra que o goianiense, já neste começo de abril, está voltando às ruas, estão circulando mais. Você já vê mais comércios abertos, mais movimentação de pessoas nas ruas, o que não é bom. Isso nos traz uma preocupação muito grande”, avalia. 

Além da preocupação com a quarentena, Fernando Santana aponta outro problema: o da falta de respeito com as leis de trânsito. Segundo ele, ruas com menos movimento acabam sendo locais para infrações por parte de muitos motoristas. 

“Quando a pessoa vê que a rua está mais vazia, tem gente andando na contramão, você vê o cidadão furando o semáforo, o sinal vermelho, excesso de velocidade, conversões proibidas. O cidadão precisa realmente ter uma consciência maior do que nós estamos vivendo no momento”, afirma. 

A deterinação do governo estadual de isolamento termina neste dia 19 de abril. O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que já estuda a possibilidade de flexibilização do decreto, caso seja prorrogado. O estado já contabiliza 15 mortes pela Covid-19, e mais de 3,6 mil casos suspeitos de coronavírus. 

“Isso não é uma brincadeira, é algo muito sério. Esse vírus causa mesmo a morte, precisa de ser contido a melhor forma de conter esse vírus está muito clara, é diminuir a circulação e o contato entre seres humanos, pois um é que vai passando para o outro”, complementa. 

Confira a seguir o estudo feito pela SMT em mais dois cruzamentos na Avenida 85. Os números correspondem à quantidade de veículos em cada horário. 

estudo smt

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença