Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Autora aborda empoderamento feminino e fantasia em nova obra literária

Empoderamento feminino e fantasia. A obra literária A Fênix Escarlate, Blanca de Lagaste, de Ângela Cruz, ex-professora universitária de Direito, mistura elementos fantásticos e históricos para abordar a luta pelos direitos das mulheres ao longo dos séculos.

Em entrevista ao programa Tom Maior do Sistema Sagres, Ângela explicou que sua protagonista, Blanca de Lagaste, é uma bruxa que reencarna através das eras, vivendo diversas vidas em diferentes épocas e lugares. “Ela vai sofrer muita violência, vai sofrer perseguição, vai sofrer todo tipo de desrespeito que as mulheres sofreram ao longo dos séculos. E ela vai defender todas essas mulheres, vai lutar pelos direitos delas”, destacou.

Sendo assim, diferente da imagem comumente associada às bruxas na ficção contemporânea, Blanca representa uma bruxaria mais próxima do cotidiano. “A minha bruxa é uma bruxa normal. Ela sou eu, é você, é qualquer uma dessas mulheres. São mulheres que fazem intenções, que oram, que fazem preces, que fazem chás, que são poções”, explicou a autora.

Além disso, com vasta experiência acadêmica, Ângela ressaltou que sua trajetória como professora de Direito influenciou diretamente a construção da narrativa. “O direito das mulheres, que somos a maioria no planeta, é um direito muito subestimado, muito desrespeitado ao longo dos séculos. Essa luta, essa defesa que eu senti e sinto na pele me levou a escrever sobre isso”, afirmou.

Duas partes

A obra se estrutura em duas partes. Primeiramente, nos primeiros volumes, a história se concentra na última vida de Blanca, quando ela vive em São Paulo e se chama Blanca Brasil. “Eu conto como ela se descobriu bruxa nesses últimos tempos. Inclusive, ela descobre a data da sua morte. Ela sonha com isso e a história começa a partir daí”, revelou a escritora.

De acordo com Ângela, a literatura de fantasia é uma ferramenta poderosa para abordar questões sociais. “As pessoas pensam que, quando você escreve sobre fantasia, você só pensa num imaginário impossível. Mas, muitas vezes, é o contrário. No meu caso, a fantasia é o pano de fundo. Mas, nas entrelinhas, o que se trata é dos direitos das mulheres, desse empoderamento”, destacou.

O livro A Fênix Escarlate, Blanca de Lagaste pode ser adquirido pela plataforma WeClap e pela Amazon. Além disso, exemplares também podem ser solicitados diretamente com a autora, por meio do Instagram (@aacduram64 e @blancadelagaste) ou pelo e-mail [email protected].

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também:

Mais Lidas: