Abril é o mês em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física. A falta de exercícios físicos no tempo livre atinge mais de 80% da população adulta no Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta que a ausência da prática de atividade física no tempo livre é fator de risco para doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, problemas mentais e até mesmo o câncer. Dados do Inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças e Agravos Não Transmissíveis no Estado de Goiás (Vigitel), de 2023, do Governo de Goiás, revela que apenas 20% da população com mais de 20 anos pratica pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

O estudo também mostra que a falta dos exercícios físicos é ainda maior nas faixas etárias mais avançadas – apenas 13,2% da população com mais de 65 anos em Goiás fazem exercícios físicos rotineiramente. O número de sedentários no estado gira em torno de 53% da população adulta.

É importante que os municípios das 18 Regionais de Saúde a desenvolvam ações que incentivem a população a realizar exercícios físicos e atividades corporais.

A subcoordenadora de Programas e Projetos da Promoção da Saúde, Rosane Santos, destaca que é preciso estimular as pessoas a cuidarem da saúde com a prática regular da atividade física, de preferência prazerosa e em locais públicos. Ela ressalta que os exercícios planejados, estruturados e repetitivos melhoram a saúde física e mental, a autoestima, diminuindo estresse, ansiedade e consequentemente ajudando no combate às doenças crônicas e o câncer.

Leia mais: