Adversário do Vila Nova Futebol Clube na 3ª fase da Copa do Brasil – jogo nesta 3ª feira, às 16h30 no Onésio Brasileiro Alvarenga – o Bahia já passou por altos e baixos em 2021. Em cinco meses de competições, conquistou o título da Copa do Nordeste sobre o Ceará, mas foi eliminado ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana. Teve ainda a perda do Estadual com utilização de um time alternativo e, por último, uma estreia incontestável contra o Santos no Brasileirão – vitória por 3 a 0 em Salvador, com destaque para o meia Thaciano que marcou dois gols.

Copa do Brasil

A conquista da vaga para a terceira fase da Copa do Brasil foi fomentada até agora com duas goleadas: 7 a 1 no Campinense e ainda um 4 a 1 sobre o Manaus, com destaque para o atacante Rossi, que é um dos artilheiros da competição com quatro gols marcados.

Elenco e time base

Com um elenco recheado de jogadores conhecidos, o Bahia tem o jovem técnico Dado Cavalcanti, 39 anos, no comando. No time principal do Tricolor desde o ano passado, foi um dos responsáveis pela recuperação da equipe na Série A em 2020. Na temporada atual, já treinou o time em 34 jogos. No elenco, conta com jogadores conhecidos, como o lateral direito Nino Paraíba, os meias Rodriguinho e Thaciano e os atacantes Rossi e Gilberto.

Além dos “conhecidos”, caras novas também se destacam: o goleiro Matheus Teixeira aproveitou a contusão de Douglas Grolli e foi importante na conquista da Copa do Nordeste. O zagueiro argentino Conti, 26 anos, ex-Benfica e Atlas, também chegou e passou a ser titular. Entre os “novatos” está o meia Pablo Roberto, negociado pelo Vila Nova Futebol Clube com o Bahia após a Série C do Brasileiro do ano passado. No entanto foi mais aproveitado até agora no time Sub-23.

Na vitória sobre o Santos no Brasileirão, o time base utilizado pelo técnico Dado Cavalcanti foi o seguinte: Mateus Claus; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel, Rodriguinho e Thaciano; Rossi e Gilberto. Na ocasião, o goleiro Matheus Teixeira ficou fora com uma contusão, enquanto Nino Paraíba, suspenso, também desfalcou o time.

Ainda sem dar pistas sobre quem joga contra o Vila Nova, Dado Cavalcanti comanda o último treino nesta segunda-feira (31), em Pituaçu e na sequência embarca para Goiânia.