Foto: Rubens Salomão/Sagres Online

Os crimes de violência apresentaram queda em todo o estado, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os homicídios tiveram redução de 13,07%. Também regrediram os casos de latrocínio (-35,59%) e os crimes violentos letais intencionais (-13,88%). É o que mostra levantamento dos indicadores criminais apresentado nesta segunda-feira (1º) pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda. 

“Nós temos hoje uma polícia com total integração, com toda capacidade e inteligência e de ação. É essa sintonia que nós construímos com que Goiás hoje fosse uma referência nacional em segurança pública. Nenhum estado hoje oferece ao cidadão a condição de segurança como a polícia de Goiás oferece”, afirma Caiado.

Clique para acessar o levantamento

Houve queda no número de roubos de veículos (-59%), ao comércio (-51%), a transeuntes (-50,53%), de cargas (-66%), contra instituições financeiras (-70,59%) e crimes violentos contra o patrimônio (-37%).

O titular da SSP falou sobre os avanços no trabalho preventivo, e destacou que toda tecnologia da informação das forças de segurança foram integradas e os dados criminais unificados. “As forças policiais têm conseguido se antecipar e impedir que ocorrências criminais sejam cometidas. Isso é fruto dos pilares que norteiam a atual gestão: integração, inteligência e integridade. Esses três eixos já garantem um foco maior no combate à corrupção e ao crime organizado”.

Comparativo mensal

Goiás apresentou redução de 40% no número de homicídios e de 42,47% nos crimes violentos letais intencionais em junho deste ano. É a primeira vez que estes índices apresentam patamares de queda tão expresivos. “As polícias Civil e Militar, bem como o Corpo de Bombeiros, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) atuam de forma conjunta nos níveis estratégicos, táticos e operacionais. Isso é fundamental para que o Estado consiga coibir ainda mais os criminosos”, explicou o secretário Rodney Miranda.

Na Capital

De janeiro a junho de 2019, os homicídios caíram 28% em Goiânia, na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Também retrocederam latrocínios (62%), roubos a transeuntes (-53%), roubos ao comércio (-55%), roubos de veículos (-70%) e roubos contra instituições financeiras (-100%).Crimes de violência caem no primeiro semestre de 2019 em Goiás.