Empresários goianos se reuniram com representantes do Banco do Brasil em evento promovido pela Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) nesta terça-feira. O encontro, realizado na Casa da Indústria, contou com palestras, nas quais discutiu-se o cenário econômico de Goiás e as linhas de crédito oferecidas pelo banco.

Segundo números do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), divulgado na última semana, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 3,8% em 2012. Se comparado, tal número é quatro vezes superior ao PIB nacional, que apresentou crescimento de apenas 0,9%  em relação ao mesmo período.

Superintendente estadual do Banco do Brasil, Edson Bündchen explica quais fatores possibilitaram um crescimento superior, por parte de Goiás, ao nível nacional.

“Imagino que sejam as políticas bem estruturadas, políticas de atração de investimentos para Goiás. Além disso, Goiás tem uma localização privilegiada e vem se destacando em investimentos de estrutura, que permitem que empresas venham e aqui se desenvolvam. O agronegócio também é outro esteio e apresentou crescimento acima da média nacional. Então, todo esse conjunto de fatores converge para que Goiás se destaque no cenário nacional”.

A agropecuária segue como carro-chefe da economia goiana e contou com uma safra de 18, 3 milhões de toneladas. O milho cresceu 43,3 % e foi o produto que mais contribuiu para o aumento do PIB goiano.