O concerto musical tem o objetivo de levar entretenimento e alento para as pessoas durante o período de quarentena (Foto: Facebook da Banda Sinfônica de Aparecida de Goiânia)

A Banda Sinfônica de Aparecida de Goiânia realizará um concerto musical para centenas de famílias em isolamento. A apresentação será realizada nesta segunda-feira (13), às 17h30 no Condomínio Residencial Buriti Sereno. A Banda está ligada ao Núcleo de Música da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT).

A apresentação poderá ser assistida das janelas dos apartamentos dos moradores do Residencial Buriti Sereno, por cerca de 700 famílias. O concerto musical terá duração de cerca de 40 minutos. A apresentação contará com instrumentos de sopro e percussão e o repertório será de músicas populares brasileiras.

Segundo o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, mesmo em tempos difíceis é de extrema importância ter acesso à cultura. “Estamos vivendo um período complicado que requer isolamento social e as pessoas ficam entediadas em suas casas cumprindo a quarentena. Essa é uma forma dos moradores passarem o tempo tendo acesso à cultura e música de qualidade”, destacou o prefeito.

De acordo com o diretor do Núcleo de Música, maestro Francinaldo Rodrigues, a Banda Sinfônica reduziu os músicos para manter o distanciamento e todos os cuidados necessários. “A Banda é composta, por 60 integrantes no total, mas seguindo à risca a recomendação das autoridades para evitar aglomerações, apenas 14 músicos farão a apresentação nesta segunda-feira, 13”, pontuou.

Ainda de acordo com o maestro Francinaldo, essa iniciativa é muito bem-vinda. “A música consegue desviar a atenção dos problemas, das notícias ruins, ela causa um certo efeito nas pessoas, de relaxamento”, explicou o maestro.

Banda Sinfônica

De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Banda Sinfônica foi criada em 2016 e é um dos projetos dirigidos pelo Núcleo de Música da Escola Municipal de Artes, ligada a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT). É composta por 60 músicos que lidam com instrumentos de metais, percussão, madeiras, palhetas e instrumentos de corda. Nos dias comuns a banda se reúne semanalmente para ensaios e apresentações, mas suspendeu a programação temporariamente devido ao decreto da quarentena. Parte dos integrantes é da própria Escola, os demais músicos são da comunidade aparecidense, com atuações em igrejas, associações e escolas.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.