A busca pelo Barça não foi longa e no banco de reservas, houve uma alteração: sai o Tito, entra o Tata. Depois de perder o técnico Tito Vilanova na última quinta-feira por uma doença grave do treinador, bastou quatro dias para o Barcelona achar o novo comandante: Gerardo “Tata” Martino, ex-técnico do Newell’s Old Boys, da Argentina, uma opção distante das mais badaladas no continente europeu.
O anúncio foi realizado por meio do site oficial do clube catalão na manhã desta terça-feira e confirmou o que inúmeros jornais espanhóis, como Marca, Mundo Deportivo e AS, e também jornais argentinos, como o Olé, anunciaram durante o fim de semana. Tatá Martino assinará contrato por duas temporadas com o time espanhol e a apresentação do treinador ainda terá uma data confirmada pelo clube.
Tata Martino tem 50 anos, é natural de Rosário, mesma cidade onde nasceu o craque Messi, e iniciou a carreira de treinador em 1998. Antes disso, atuou como jogador por 16 anos, jogando pelo próprio Newell’s, Lanús, Tenerife-ESP e até mesmo pelo Barcelona, mas o do Guayaquil, no Equador. Como treinador, se destacou pelo Libertad-PAR em 2002 e 2005, Cerro Porteño em 2003, e estava no Newell’s desde o ano passado, conquistando o título argentino após longo jejum.
O grande trabalho de Tata Martino, na verdade, foi pela Seleção Paraguaia, onde foi treinador de 2006 à 2011. Além de classificar a equipe para a Copa 2010, fez a melhor campanha do país em Mundiais, ao ser eliminado apenas nas quartas de final pela campeã Espanha, em um jogo muito apertado, que terminou em 1 a 0. Além disso, levou o Paraguai a final da Copa América 2011, mas perdeu a final para o Uruguai.
O nome de Tata Martino foi rapidamente aprovado pelo camisa 10, Lionel Messi, que tem admiração pelo treinador, que quando jogador, foi um dos ídolos do pai do craque argentino. Tata Martino não deverá estará no comando da equipe nesta quarta-feira, quando o Barça encara o Bayern de Munique, de Pep Guardiola, em amistoso. O time será treinado por Jordi Roura, auxiliar técnico.