Sagres em OFF
Rubens Salomão

Base caiadista espera eleger 90% dos prefeitos no entorno do Distrito Federal em 2024

O deputado federal Célio Silveira (MDB), principal liderança da base do governador Ronaldo Caiado (UB) no Entorno do Distrito Federal, aponta que o grupo ligado ao Palácio das Esmeraldas chegará à eleição municipal do próximo ano com condições de eleger ou reeleger 90% dos prefeitos na região. O governador tem se esforçado para ampliar a votação nos municípios vizinhos a Brasília e criará, via reforma administrativa, a Secretaria Estadual do Entorno do DF.

O governador afirmou ontem, em entrevista coletiva, que os nomes para o primeiro escalão já estão escolhidos, mas ainda serão apresentados a deputados e presidentes de partidos aliados. A pasta voltada ao entorno poderá ser comandada pelo próprio Célio Silveira. “O governador teve uma grande vitória (em 2022) e praticamente todos os prefeitos o apoiaram. Inclusive pessoas que estiveram em lados opostos se uniram em torno da eleição de Ronaldo Caiado e Daniel Villela”, afirma o deputado.

“Tenho certeza que lá essa base vai fazer aí mais de 90% dos prefeito. Estamos muito bem em Cristalina, onde o prefeito Daniel do Sindicato faz seu sucessor. Em Luziânia, Diego Sorgatto ganha bem a eleição, além de Alex Batista na Cidade Ocidental, que está muito bem pontuado. Pabio Mossoró, em Valparaíso, está muito bem avaliado e faz seu sucessor. Em Formosa, Marquim Araújo ganha. Em Águas Lindas, o Dr. Lucas está muito bem avaliado”, cita Célio Silveira.

(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Improvável

Célio Silveira ainda avalia o cenário da base governista para a eleição na capital, onde o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) espera receber o apoio de Ronaldo Caiado. Para o deputado, é improvável que o Palácio apoie nome fora dos quadros de MDB e União Brasil.

Construção

“Acho muito difícil. União Brasil, junto com o MDB, vai ter em Goiânia, sim. A ideia junto ao presidente do MDB, Daniel Vilela, é que o partido tenha nome próprio aqui. Temos bons nomes, de renovação e que podem dar a Goiânia um novo rumo. Estamos vendo Goiânia com algumas dificuldades”, avalia o parlamentar.

Retorno

A Câmara Municipal de Goiânia retoma trabalhos nesta quarta-feira (01) com posse de vereadores e projetos de iniciativa parlamentar na pauta do Plenário. Logo após a abertura da sessão, o presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), receberá os pedidos de renúncia dos deputados estaduais eleitos Clécio Alves (MDB) e Mauro Rubem (PT) e efetiva a posse dos suplentes Denício Trindade (MDB) e Katia Maria (PT).

Articulação

Diante das trocas, o plenário da Câmara Municipal definirá, nos próximos dias, os vereadores que passarão a ocupar cargos na Mesa Diretora e nas Comissões.

Vagas

Clécio era 1º vice-presidente da Casa e presidente da Comissão Finanças e Orçamento. Já Mauro comandava a Comissão de Saúde, além de ser membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A eleição interna para os postos deve ser realizada em sessão convocada com 48 horas de antecedência.

Parceria

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oficializarão parceria para levar às escolas municipais o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para o ano de 2023.

Agenda

O evento para selar a parceria ocorre nesta quinta-feira (02), a partir das 8h30,no Teatro PUC Goiás, com a palestra: “Motivação com Foco em Resultados”, do professor e escritor Ricardo Gandra. Haverá ainda a divulgação do Prêmio Educador Transformador, que está com inscrições até 28 de fevereiro.

O que é?

O PNEE do Sebrae é aplicado em instituições públicas e privadas e dissemina capacitação para diretores, professores e alunos com foco no empreendedorismo. “Há várias iniciativas que podem ser aplicadas, desde o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) até a disciplina de empreendedorismo no ensino superior, entre várias outras”, frisa Cleonice Silva, coordenadora estadual do programa.

Mais lidas:

Leia também: