Sagres em OFF
Rubens Salomão

Base reafirma insatisfação com prefeitura e Câmara de Goiânia terá CEI da Comurg

A procuradoria-geral da Câmara Municipal de Goiânia recebeu nesta quarta-feira (01) o requerimento para criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Comurg, com 24 assinaturas, 10 além do número mínimo que torna a instalação obrigatória pela presidência da Casa. O autor, vereador Ronilson Reis (sem partido) contou com apoio de aliados do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que mantêm insatisfações com a gestão e deram aval à apuração sobre a Companhia de Urbanização de Goiânia.

Entre as assinaturas coletadas, três são de vereadores do Republicanos, o mesmo partido do prefeito. São eles: Léo José, Isaías Ribeiro e Sabrina Garcez. A expectativa de Ronilson é de a CEI seja instalada em uma semana, com consequente definição de presidência, vice-presidência e relatoria. O prazo, na prática, depende da avaliação do presidente, Romário Policarpo (Patriota).

Outros vereadores que fazem parte da base do prefeito também contribuíram com suas assinaturas: Henrique Alves (MDB), Paulo Henrique da Farmácia (PTC), Sargento Novandir, Gerverson Abel e Thialu Guiotti (Avante), Raphael da Saúde e Márcio do Carmo (DC). O movimento da base representa virada no processo de criação da CEI da Comurg, já que, até dezembro, Ronilson não contava com mais de 12 assinaturas.

Foto: Prefeito Rogério Cruz em ação da Comurg, na Praça do Trabalhador. (Crédito: Jackson Rodrigues/SECOM)

Oposição

Aava Santiago (PSDB) comemorou o protocolo da CEI nas redes sociais. “Não vai ter arrego diante de indícios de irregularidades e negligência na prestação de serviço”, escreveu a parlamentar.

Alvos

“Depois dos contratos sem licitação, de tentar passar às pressas na Câmara dos Vereadores um crédito suplementar de R$ 30 milhões à Comurg no apagar das luzes de 2022, da farra de comissionados, finalmente a câmara dará uma resposta à altura”, disse a tucana.

(Crédito: Mariana Capeletti/Câmara Municipal)

Mais suspeitas

O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), apresentou requerimento à prefeitura para pedir cópias dos autos do processo de licitação para instalação de radares na capital. O documento foi protocolado nesta quarta-feira (01).

Valores

De acordo com o parlamentar, o valor chega a R$ 300 milhões e o seria apenas uma cópia de outro processo, realizado na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Só que a licitação no estado vizinho acabou suspensa pela Justiça.

Argumento

“Tomei a liberdade e vou fazer um requerimento. Espero que a prefeitura responda de forma rápida e objetiva. Solicitando cópia do processo, porque percebi que é um copia e cola, inclusive mantendo as vírgulas, de um edital feito em Rondonópolis”, disse Policarpo.

Foto: Delegado Waldir e Caiado em evento da campanha de 2022. (Crédito: Divulgação)

Reforma

Suplemento do Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (01), confirmou a nomeação do ex-deputado federal Delegado Waldir Soares (UB) na presidência do Detran, como antecipado pela Coluna. Agora ex-presidente do órgão, Eduardo Machado (Podemos) deve ser escalado para outro espaço no governo.

Atendimento

O governador Ronaldo Caiado (UB) também trocou o comando da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sai Márcio César Pereira e entra o ex-candidato a deputado federal, José Frederico Lyra Netto (MDB).

Avaliação

Há ainda convite pendente ao presidente do Progressistas (PP), Alexandre Baldy, para a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Aliados do governador apontam que Waldir pode ser alternativa da base para a disputa à prefeitura de Aparecida de Goiânia, enquanto Baldy poderia unificar o grupo, hoje rachado, em Anápolis.

Foto: Aula em escola na zona norte da cidade de São Paulo. (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Educação

A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação projeto de lei para criar o cadastro de obesidade infanto-juvenil nas escolas de ensino fundamental e médio na rede estadual de Educação do Estado de Goiás. A proposta ainda depende de aprovação em segundo turno e sanção do Executivo.

Exames na escola

O texto, do deputado estadual Karlos Cabral (PSB), torna obrigatória a verificação do estado nutricional dos alunos dos períodos citados. “Nos primeiros trinta dias de cada ano letivo, a respectiva instituição educacional deverá submeter a totalidade de seus alunos, de forma individualizada, a avaliação antropométrica, constituída de medidas de massa corporal (peso), estatura e circunferência abdominal”, diz trecho da lei.

Acompanhamento

O cadastro e os dados de saúde de cada estudante deverão ser enviados pela instituição de ensino às Coordenadorias Regionais de Educação e Saúde.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.