Se alguém ainda pensava que o Barcelona seria capaz de uma virada surpreendente, de uma “remontada”, caiu do cavalo e o tombo foi grande. Com uma superioridade incrível, uma calma típica dos gelados alemães e o Barça sem o melhor do mundo, Lionel Messi, o Bayern de Munique mostrou que a goleada por 4 a 0 no 1º jogo não foi uma surpresa e goleou novamente o Barcelona, dessa vez no Camp Nou, pelo placar de 3 a 0.
Os gols da equipe alemã foram marcados por Robben, Pique (contra) e Thomas Muller, todos eles no 2º tempo, que fecharam o placar agregado em 7 a 0, o resultado mais elástico de um confronto de mata-mata na Champions League desde 1992. De quebra, foi o a pior derrota do Barcelona em casa por pouco mais de 10 anos.
O primeiro tempo mostrou um time alemão terrível nos contra-ataques e um time espanhol nervoso, sentindo a ausência de Messi, sem condições de jogo. O trio Villa-Fábregas-Pedro mais uma vez não rendeu o esperado e o time ficou limitado a Iniesta e Xavi, que também não fizeram partidas memoráveis. A melhor chance da etapa inicial foi em chute de Fábregas, de fora da área, mas Neuer fez bela defesa
Na segunda etapa, entretanto, o time bávaro chegou para arrasar. Com o Barça ainda mais aberto, os alemães começaram o show logo cedo. Aos três minutos, Alaba fez lindo lançamento para Robben na ponta direita, o holandês avançou, cortou o brasileiro Adriano já na grande área e bateu cruzado, no canto direito, sem chances para Valdés. O show aumentou aos 27min, quando Lahm fez a jogada pela esquerda e cruzou buscando Muller, mas Pique chegou chutando e colocou para dentro da própria meta.
Para finalizar o placar e o massacre dos alemães para cima dos espanhóis, o gol final pintou aos 31 minutos, quando Ribery fez a jogada novamente pela esquerda, nas costas de Daniel Alves, e cruzou para complemento de Thomas Muller, de cabeça. Sem Messi entrar por sequer um minuto, o Bayern venceu, convenceu e chegou a grande decisão da Champions League. No dia 25 de maio, um sábado, a final reserva um clássico alemão inédito entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, em Londres, no lendário estádio de Wembley.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 0 X 3 BAYERN DE MUNIQUE
Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data-Hora: 1/5/2013 – 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (SVN)
Auxiliares: Matej Zunic (SVN) e Bojan Ul (SVN)
Cartões amarelos: Daniel Alves e Piqué (BAR); Robben (BAY)
Gols: Robben 3’/2ºT (0-1), Piqué (contra) 27’/2ºT (0-2) e Müller 31’/2ºT (0-3)
BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Bartra (Montoya) e Adriano; Song, Xavi (Sánchez) e Iniesta (Thiago Alcântara); Villa, Fàbregas e Pedro – Técnico: Tito Vilanova.
BAYERN DE MUNIQUE: Neuer, Lahm (Raffinha), Boateng, Van Buyten e Alaba; Schweinsteiger (Luiz Gustavo), Javi Martínez (Tymoshchuk), Ribèry, Robben e Müller; Mandzukic – Técnico: Jupp Heynckes.