Por muito pouco, a segunda zebra da Copa do Mundo não passeou, dessa vez pelo Mineirão. Foi preciso de pouco mais de 70 minutos para a Bélgica, vista como a provável sensação da Copa, realmente desencantar e impedir um tropeço histórico. Depois de sair atrás e jogar mal, a força do banco de reservas e a inteligência de Hazard ajudaram os belgas a vencer a Argélia por 2 a 1 e largar bem na Copa.
O Jogo
Pra quem esperava ver um domínio total belga desde o início, se surpreendeu com a postura argelina, que tentou se manter no campo de ataque e dava muito trabalho. Até por isso, a primeira chance da partida veio apenas aos 17min, quando Mahrez recebeu lançamento, passou por Van Buyten na velocidade e bateu, mas a bola saiu por muito. A Bélgica, que preza pela velocidade, encontrou uma defesa bem postada e com isso, tinha dificuldade. Aos 21, Witsel conseguiu espaço e chutou de longe, mas M’Bolhi espalmou.
O que parecia inimaginável aconteceu aos 22min. Após cruzamento da esquerda, a bola cruzou a área e sobraria para Feghouli, mas o camisa 10 foi agarrado por Verthogen. Pênalti claro que o próprio Feghouli bateu com categoria e abriu o placar aos 23min. 1 a 0. Se o espaço era pequeno antes do gol, ficou ainda menos depois e os belgas só rodavam a bola. Aos 33min, mais uma vez de longe, Witsel disparou, mas o goleiro argelino espalmou outra vez.
O craque do time, Hazard, pouco agia e aparecia para o jogo, mas quando o fazia, sempre levava perigo. Foi assim no último lance de perigo do 1º tempo, quando o atacante passou por dois defensores e rolou para Chadli bater cruzado, mas M’Bolhi segurou sem dar rebote.
2º tempo
O técnico Wilmots voltou do intervalo buscando mais ofensividade e agilidade, com Mertens no lugar de Chadli. A Bélgica melhorou, ainda que isso não significasse tanto no início, já que os espaços continuavam restritos. Aos quatro minutos, Mertens cobrou escanteio, o goleiro saiu “catando borboletas” e Witsel cabeceou no susto, pra fora. Aos 11, também em escanteio, os argelinos responderam quando Medjani cabeceou e a bola passou muito perto do gol.
Passavam 10, 15, 20 minutos e nada dos belgas conseguirem uma boa jogada. Origi e Fellaini também entraram para tentar ajudar. E ajudaram. Aos 22, grande passe em velocidade para Origi, que invadiu a área e bateu forte, mas M’Bolhi fez outra grande defesa. Aos 24, entretanto, o goleiro não conseguiu salvar. Na esquerda, De Bruyne levantou na medida para o grandalhão Fellaini testar firme, a bola bateu no travessão e entrou. 1 a 1.
Os belgas se animaram, cresceram de produção e os espaços começaram a surgir na defesa da Argélia. Dez minutos depois do empate, veio a virada. Em um raro contra-ataque, Hazard saiu na velocidade e com muita inteligência, rolou na medida para Mertens, que disparou uma bomba, no alto, sem chance alguma de defesa. A festa estava armada e os belgas mal viram outra grande chance de Fellaini aos 38min, em nova cabeçada que obrigou M’Bolhi a se esticar todo.
FICHA TÉCNICA
1ª RODADA – GRUPO H
BÉLGICA 2 x 1 ARGÉLIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (México )
Assistentes: Marvin Torrentera e Marcos Quintero (ambos do México )
Cartões amarelos: Vertonghen (Bélgica ) e Bentaleb (Argélia )
Gols: Feghouli (Argélia ) – 25min/1º, Fellaini (Bélgica ) – 25min/2º e Mertens (Bélgica ) – 34min/2º
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Van Buyten, Kompany e Vertonghen; Witsel, Dembélé (Fellaini), Chadli (Mertens), De Bruyne e Hazard; Lukaku (Origi)
Técnico: Marc Wilmots
ARGÉLIA: M’Bolhi; Mostefa, Bougherra, Halliche e Ghoulam; Taider, Medjani (Ghilas), Bentaleb, Mahrez (Lacen) e Feghouli; Soudani (Slimani)
Técnico: Vahid Halilhodzic