Foto: Douglas Monteiro/VNFC
O Campeonato Brasileiro da Série B está paralisado devido a Copa América, que foi iniciada ontem. Após oito rodadas, o Vila Nova ocupa o 12º lugar, com 10 pontos, cinco abaixo da Ponte Preta, que abre o grupo do acesso, e três acima do Operário/PR, que abre a zona da degola.
Em entrevista ao repórter Vitor Monteiro, da Rádio Sagres 730, o preparador físico colorado Renan Lima avaliou os benefícios e também a parte negativa de uma parada tão longa (o próximo jogo será só no dia 13 de julho, contra o Atlético, no Accioly).
“Estamos reafirmando a todo momento que estamos em evolução. Pensando em condição física, de jogo, entrosamento, vínhamos numa crescente. Essa parada, pensando por esse lado, não nos ajuda. Porém, sabemos da sequência de jogos que temos no Brasileiro e da intensidade que queremos implantar, então, todo descanso é bem vindo. Fizemos um bom planejamento para a parada da Copa América. Colocando-o em prática, teremos um segundo semestre muito bom”.
Renan fez questão de valorizar todo o estudo feito pela comissão técnica (e profisisonais do clube), quando questionado sobre as críticas recebidas sobre uma possível falta de preparo, por conta dos resultados ruins no início do torneio nacional.
“Não tenho o que responder. Nossa cobrança é interna e diária. Não é porque vencemos que está bem e também não é porque não estávamos vencendo que estava tudo errado. Nós, profissionais, temos que ser muito frios na nossa análise. Tivemos várias reuniões e até palestras com os atletas para mostrar a eles o caminho que estávamos percorrendo. Nos baseamos muito em ciência. Temos uma convicção muito grande no trabalho que temos feito. Isso tem aparecido no campo. O time não deixa de correr, brigar. Nosso DM está praticamente zerado. Há lesões, mas nenhum problema muscular. Nessa linha que estamos trabalhando”.
Sem jogos, o elenco colorado ganhou folga após a vitória sobre o São Bento, na última terça (11). A reapresentação acontecerá na quarta-feira, 19. Antes do reinício da Série B, o Vila Nova disputará amistosos, incluindo um contra o Corinthians, no dia 4 de julho.