O biólogo Ney Mello explicou, em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta sexta-feira (26), a relação entre a biomimética e a sustentabilidade. De acordo com ele, a natureza já tem várias soluções para diversos problemas que temos na sustentabilidade. “A biomimética trabalha sempre com problema chave e uma solução que já existe ali, partido da pergunta: como a natureza lida com isso, o que ela faria nessa situação? Então, existem várias tecnologias, processos que já estão na natureza que só temos que copiar e adaptar para o dia a dia”, explicou.

Além disso, o profissional afirmou que podemos, inclusive, utilizar a biomimética para aplicar na própria natureza. “Quando falamos de rios e algum desastre ecológico nele. Então, nosso problema é como a gente pode usar aquele rio de uma maneira mais sustentável, e a gente parte para a pergunta do que a natureza faria. Nós temos como exemplo os castores, que mudam o tempo todo a dinâmica dos rios, constroem represas, desfazem, eles também alteram o fluxo e o direcionamento, como fazemos. Com a diferença de que eles utilizam um material mais sustentável”, destacou.

Ney Mello também ressaltou que o profissional da biomimética deve ter o conhecimento da natureza. “Não tem como o profissional que trabalha com biomimética não conhecer os padrões de comportamento de animais, ou de distribuições de planta”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra