No mês de novembro, os consumidores gastam suas reservas para fazerem boas compras na Black Friday, que surgiu no país em 2010. Tudo indica que haverá impacto positivo nas vendas com a chegada da Copa do Mundo. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estipula que Goiás pode fazer parte dos dez estados capaz de superar a receita recorde de R$4,2 bilhões, com a Black Friday.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás, Cristiano Caixeta, ressalta que o faturamento esperado é de 1,1%, sendo assim, maior que em 2021.
“A Black Friday traz um fluxo de caixa para os lojistas. Neste momento, a Black Friday veio para trazer uma boa perspectiva, já que o dinheiro do caixa, do lojista traz também novas contratações. Então ela acontecer agora, com a copa do mundo, vai reaquecer o mercado e trazer bons momentos para 2023”, explica o presidente do Sindilojas-GO.
Apesar do momento ainda de recuperação da economia, devido a pandemia da covid-19, há uma preocupação com a nova cepa, a BQ.1. Mas com a junção da Black, Friday, Copa do Mundo e Natal, vão aumentar o número de empregos e de vendas. A CNC estipulou que as vendas relacionadas a Copa do Mundo, pode gerar R$ 1,4 bilhão em faturamento do comércio varejista brasileiro. Já a Black Friday, podem gerar 48% desse suposto faturamento.
“Isso nos traz uma certa preocupação, mas a gente acredita que o comércio nesse momento de aquecimento ele vai sobrepor nessa situação também. Claro, a gente pede para os lojistas tomarem cuidado, assim como a população que vai estar presente na loja” alerta.