Atlético e Goiás entram em campo neste meio de semana, estreando no Campeonato Brasileiro da Série A. O Atlético recebe o Flamengo no Estádio Olímpico e o Goiás vai a Curitiba enfrentar o Athletico Paranaense.

As duas equipes estão estreando na segunda rodada da competição por motivos diferentes: o Goiás jogaria no domingo (9) contra o São Paulo, no Estádio da Serrinha, e não teve time para colocar em campo em função da contaminação do seus atletas pela Covid-19, e o Atlético tinha jogo marcado contra o Corinthians, mas como o clube paulista teve de fazer o jogo final do estadual de São Paulo, quando perdeu o título para o Palmeiras, a partida de Goiânia foi adiada pela CBF.

Os dois clubes goianos entram em campo como zebras. O Goiás com um time alternativo, sem oito titulares que testaram positivo para Covid-19, perdendo ainda cinco jogadores que ficariam no banco de reservas.

Com todos titulares do time goiano em campo, o Athletico Paranaense já seria favorito, com um time alternativo o favoritismo aumenta. É impossível o Goiás surpreender e vencer? Impossível é uma palavra inexistente no dicionário do futebol e justamente por isto o esporte é tão querido – sua capacidade de surpreender o torna apaixonante como é.

Mas a ninguém será dado o direito de cobrar do Goiás uma exibição de gala, muito menos uma vitória. Se vierem estas duas virtudes ótimo, se não vier nenhuma delas, teremos de aceitar os fatos como normais.

O Atlético Goianiense recebe em casa o melhor time da América do Sul, o mais caro do continente e o dono de uma das melhores estruturas do futebol profissional do continente. O fato do Flamengo ter estreado perdendo para o Atlético Mineiro, no domingo (9) passado, não altera as valências da sua força.

Aliás, quem viu o jogo sabe o quanto a equipe foi incisiva em busca pela vitória, mas como disse, o futebol tem suas místicas e caprichos, e no domingo, além da bola rubro-negra se negar a chegar nas redes do Atlético Mineiro, um jogador acima da média em qualidade técnica, experiência, tendo no currículo a participação em duas copas do mundo, Filipe Luís fez um gol contra, o que dificilmente vai voltar acontecer no restante da carreira dele.

Mesmo estreando com derrota, o Flamengo figura como favorito para ser o campeão brasileiro deste ano, e um time daquele tamanho dificilmente perde dois jogos seguidos. A derrota na estreia só dificulta as coisas para o nosso Atlético.

Semelhante ao que disse sobre as possibilidades de vitórias do Goiás lá em Curitiba, digo sobre o Atlético: o futebol e seus mistérios dão ao Atlético a possibilidade de vencer o jogo, mas isto seria uma excepcionalidade.

Também a ninguém será dado o direito de cobrar do Atlético o resultado positivo, pois há uma distância enorme de estrutura, tradição, força dos elencos e das marcas. Se vier um resultado positivo será ótimo, mas os jogos para o Atlético ser cobrado serão contra adversários em outros níveis.