Nesta sexta feira, 18 de setembro, o técnico Tite deve anunciar a convocação da Seleção Brasileira para os dois primeiros jogos das Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo: no dia 9 de outubro contra a Colômbia, e em 30 do mesmo mês, diante do Peru.

O jogo contra a Colômbia ocorre no Brasil, na Arena Neo Química (também conhecida como Estádio do Corinthians) em São Paulo, e o jogo contra o Peru no Estádio Nacional de Lima.

Há muita expectativa na convocação do Tite. O técnico que raramente convocou jogadores que atuam no futebol brasileiro, para jogos oficiais, viu neste início de Campeonato Brasileiro alguns jogos, principalmente do Flamengo, onde penso que estão quatro jogadores em condições de serem convocados: o zagueiro Rodrigo Caio, o volante Willian Arão, os atacantes Bruno Henrique e Gabriel Barbosa (o Gabigol).

Alguém pode perguntar e o Filipe Luís? Este acho que o prazo de validade para Seleção já passou. Dois outros jogadores que estão atuando no futebol brasileiro, também merecem a convocação: o zagueiro Gil, do Corinthians, que mesmo com o time numa fase crítica fora e dentro do campo mantém a firmeza que um zagueiro precisa ter, e o atacante Thiago Galhardo do Internacional, artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro.

Para aqueles que lembrarem do excelente zagueiro Pedro Geromel do Grêmio de Porto Alegre, ele também está na lista daqueles que o prazo de validade para servir a Seleção já passou, ao lado do Miranda, Thiago Silva e Daniel Alves. Para quem acha que estes jogadores não têm substitutos, avalio que é só uma questão de oportunidade.

Para todas estas posições o Brasil tem jogador em condição de jogar na Seleção e já citei alguns lá atrás. Vou citar mais um que nunca foi lembrado pelo Tite e sempre esteve entre os destaques aqui no Brasil: o ala direito Gilberto, que deixou o Fluminense para ir jogar no Benfica, levado pelo técnico Jorge Jesus.

Tite tem cometido equívocos grandes em suas convocações: levar o Alex Sandro, deixando de chamar o lateral esquerdo Marcelo, e nunca ter convocado o atacante Dudu, ex-Palmeiras, para levar Firmino e Richarlison, são dois deles.

Tomara que a convocação do Tite para os dois primeiros jogos das Eliminatórias seja com base no mérito e capacidade do jogador e não no clube, empresário que administra a carreira do atleta e país em que está jogando.