(Foto: Sergio Rocha / Assembleia Legislativa)

Depois de uma articulação baseada apenas em conversas reservadas dentro e fora da Assembleia Legislativa, a primeira efetiva reunião entre deputados insatisfeitos com a base do governador Ronaldo Caiado (DEM) resultou em aumento considerável no número de integrantes do chamado “centrão”.

Entenda + Deputados organizam ‘centrão’ na Assembleia Legislativa

As negociações partiram de cinco deputados, chegaram a oito no dia anterior ao almoço e culminaram em 11 presentes na conversa depois da divulgação em primeira mão sobre a movimentação pela Rádio e TV Sagres, ainda na quarta-feira (24). Depois da conversa, em restaurante da Capital, os simpáticos à ideia do “centrão” já chegam a 14 deputados, com tendência de novas adesões.

O crescimento deixa claro que as insatisfações são reais e têm consequências cabais na tentativa de consolidação da base aliada na Casa. No entanto, o bloco inchado torna impraticável o controle sobre ações e votos de cada membro e, assim, difícil a definição de unidade no grupo dos independentes.

Novas reuniões ainda serão agendadas para a próxima semana, mas a iniciativa mais concreta tirada da reunião é que os parlamentares passarão a manifestar mais claramente seus descontentamentos. Está prevista, por exemplo, a votação da PEC que aumenta o orçamento impositivo para a próxima terça-feira (30) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).