Nesta terça-feira, 01, a Fifa anunciou uma punição à Bolívia por conta da escalação irregular de um jogador nas Eliminatórias Sul-Americanas. O fato aconteceu nos duelos contra Chile e Peru nos quais a entidade máxima do futebol declarou os bolivianos foram derrotados pelo placar de 3 a 0.
Diante do Peru, a seleção da Bolívia havia triunfado por 2 a 0. Já frente ao Chile, houve um empate em 0 a 0. Com a perda de quatro pontos, os bolivianos tiveram a pontuação reduzida pela metade, caindo de oito para quatro. A colocação na tabela, porém, não mudou e a equipe continua na penúltima colocação, à frente apenas da Venezuela.
Peru e Chile foram beneficiados com a decisão da Fifa. Os peruanos saltaram dos atuais oito pontos para 11. Os dois pontos adicionados para os chilenos na tabela, fizeram a atual seleção campeã da Copa América ganhar duas posições na tabela, saindo do sétimo e indo para o quinto lugar, que dá vaga na repescagem mundial, com 16 pontos.
A punição que mexeu com a tabela é fruto da escalação irregular de Nelson Cabrera. O atleta é nascido no Paraguai e, segundo a Fifa, não tem os requisitos necessários para atuar pela Bolívia. A perda dos quatro pontos não foi a única sanção aplicada pela entidade. A Federação Boliviana de Futebol também foi multada em 12 mil francos suíços, cerca de R$ 39 mil.