Bolsonaro analisa aumento de ministros, mas espera STF “baixar a temperatura”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo que pode “descartar” a proposta de alterar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF) em um eventual segundo mandato, caso os atuais integrantes “baixem a temperatura”. Parte de seus apoiadores defendem uma ampliação no número de integrantes do STF com uma alteração à Constituição. A ideia é que, com mais ministros que seriam indicados por Bolsonaro em uma eventual reeleição, a Corte poderia ter maioria de integrantes indicada por Bolsonaro e, assim, tornar mais fáceis os planos do presidente.
“Se eu for reeleito, e o Supremo baixar um pouco a temperatura, já temos duas pessoas garantidas lá [Kassio Nunes Marques e André Mendonça]. Tem mais gente que é simpática à gente, mas já temos duas pessoas garantidas lá, que são pessoas que não dão voto com sangue nos olhos. Tem mais duas vagas para o ano que vem, talvez se descarte essa sugestão. Se não for possível descartar, você ver como é que fica”, disse Bolsonaro.
A mudança considerada dependeria de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a ser apresentada pelo Executivo e aprovada pelo Congresso Nacional. Pelo resultado das urnas, Bolsonaro ampliou o número de apoiadores na Câmara e no Senado, mas ainda dependeria de parte do Centrão para votação de PEC. As afirmações foram das em podscast do “Canal Pilhado” no Youtube, apresentado por Thiago Asmar e Paulo Figueiredo Filho, neto do ex-presidente João Figueiredo – último general a governar o país durante a ditadura militar.

Comparação
O PT repetiu a derrota na disputa presidencial em Goiás, mas não a votação de 2018 neste primeiro turno em 2022. Na comparação entre os dois momentos, os votos petistas mais do que dobraram no estado.
Números
Há quatro anos, o candidato era Fernando Haddad, que teve 713.535 votos por aqui. Neste ano, o candidato é o ex-presidente Lula, com a preferência de 1.454.723 eleitores goianos.
Outro lado
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve presente em ambos os casos, também melhorou o seu desempenho em Goiás, mas em uma proporção menor. Em 2018, teve 1.868.686 votos no estado. Em 2022, foram 1.920.203. No segundo turno da eleição passada, Bolsonaro teve 2.124.739 votos contra 1.118.060 de Haddad.
Checagem
O serviço Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no whatsapp pretende ajudar quem quer conferir informações sobre as Eleições. A partir de agora, os conteúdos ainda não verificados serão encaminhados para o “grupo de checadores”. Assim que checagem estiver disponível, os usuários serão notificados pelo chatbot, no celular.
Onde?
A ferramenta de consulta de informações está no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, visando garantir que os eleitores possam verificar de forma rápida e prática uma informação.
Funcionamento
Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.
Add aí
Do celular, para conversar com o assistente virtual, a pessoa deve adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do ‘WhatsApp’ ou clicar no link. Em seguida, é só mandar uma mensagem para o Tira-Dúvidas e iniciar a conversa.
Menos fogo
A área queimada por incêndios florestais em unidades de conservação (UCs) teve redução de 80% em Goiás durante a estiagem deste ano. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) comparam os mesmos períodos de 2022 e 2019. No primeiro ano da atual gestão, o total queimado foi de 24.409 hectares. Em 2022, está em 4.670 hectares.
Prevenção
Para a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, a redução é resultado do trabalho preventivo iniciado em 2019, a exemplo de aceiros e contratação de brigadas de incêndio. “Hoje Goiás conta com seis polos de brigadas que combatem incêndios florestais em todas as regiões”, esclarece.
Trabalho
A resposta rápida das equipes de brigadas também colocou fim aos pequenos focos antes que tomassem grandes proporções. Em 2022, a brigada já realizou 78 combates no interior e entorno das unidades de conservação estaduais, totalizando mais de 718 horas de trabalho.