Duas horas antes de uma publicação de Dia das Mães, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou neste domingo (10) um vídeo em que policiais ordenam que passageiros que não estiverem utilizando o transporte público para fins essenciais desçam do ônibus. As imagens são de São Luís, capital do Maranhão, que vive situação de lockdown (bloqueio total) das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.

“”Documento e declaração de que vai trabalhar”… Se não tem desce. Assim o povo está sendo tratado e governado pelo PCdoB/MA e situações semelhantes em mais estados. O chefe de família deve ficar em casa passando fome com sua família. Milhões já sentem como é viver na Venezuela”, tuitou Bolsonaro, criticando a gestão do governador Flávio Dino (PCdoB) no combate à pandemia.

O vídeo estampa uma mensagem que diz que “Agora o povo vai conhecer o que é realmente ditadura”. As imagens parecem ter sido feitas por um dos passageiros.

Também pelo Twitter, o governador Flávio Dino criticou a publicação do presidente. “Bolsonaro inicia o domingo me agredindo e tentando sabotar medidas sanitárias determinadas pelo Judiciário e executadas pelo Governo. E finge estar preocupado com o desemprego. Deveria então fazer algo de útil e não ficar passeando de jet ski para “comemorar” 10.000 mortos”, respondeu Dino.

Em outra publicação, o governador do Maranhão segue com as críticas ao chefe do Executivo nacional. “Se Bolsonaro morasse em São Luís, não teria como se deslocar para apoiar coronavírus, passear de jet ski e fazer números de “humor”. Por isso ele se preocupou com a restrição a atividades não essenciais. Afinal, o seu atual cotidiano nada tem de essencial para a nossa Nação”, publicou Dino.

 

A região Metropolitana da capital maranhense iniciou o lockdown dos serviços não essenciais na terça-feira (5) com o objetivo de conter a pandemia do novo coronavírus. O decreto assinado por Flávio Dino tem validade de dez dias. O Maranhão possui 355 mortes pela Covid-19 e 6.765 casos confirmados.

O estado foi o primeiro a decretar bloqueio em sua capital durante a pandemia de covid-19 e o assunto foi um dos temas do último Debate Super Sábado na Sagres 730.

Por fim, o presidente também retuitou uma postagem da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República com as medidas do governo federal contra a pandemia. “São inúmeras as ações do Governo Federal para continuar cuidando dos brasileiros. Mais de 5,5 milhões de empregos preservados, auxílio emergencial chegando a quem mais precisa e doações de equipamentos e insumos aos mais vulneráveis. Confira as ações da semana”, diz a postagem da Secom.