Sagres em OFF
Rubens Salomão

Bolsonaro tem tendência de alta na aprovação e reprovação estável em 55%

A taxa de aprovação do governo de Jair Bolsonaro (PL) desenha lenta trajetória de alta desde janeiro de 2022, apesar a estabilidade no cenário, com maior rejeição à administração. Segundo pesquisa PoderData, realizada entre 17 a 19 de julho, 41% do eleitorado brasileiro aprova a atual gestão federal, enquanto outros 55% desaprovam. O quadro segue negativo para o governo, mas indica melhora gradual nos últimos meses. No início de janeiro, a aprovação estava em 31% e a reprovação, em 61%.

O instituto monitora a avaliação popular sobre a administração federal a cada 15 dias e, no último levantamento, entre 3 e 5 de julho, 39% aprovavam e 55% desaprovavam a gestão. A distância entre as duas taxas está em tendência de queda desde janeiro, quando desaprovação superava aprovação em 30 pontos percentuais. A diferença agora, de acordo com a pesquisa, é de 14 pontos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com dados coletados de 17 a 19 de julho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 309 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos. O intervalo de confiança é de 95%, com registro no TSE sob número BR-07122/2022.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Pessoal

O PoderData também questiona os entrevistados, a cada 15 dias, sobre como avaliam o trabalho do presidente da República, pessoalmente. O desempenho pessoal de Bolsonaro é “bom” ou “ótimo” para 34% do eleitorado, taxa mais alta desde o início de 2021. Já 50% consideram o desempenho do chefe do Executivo como “ruim” ou “péssimo”.

Por regiões

Na estratificação dos dados por região, o Nordeste é onde o presidente tem a maior reprovação (62%) e menos aprovação (23%).  A região que mais aprova o desempenho pessoal de Bolsonaro é o Sul, onde 47% o avaliam positivamente e 40% têm impressão negativa.

Por aqui

No Centro-Oeste, 42% aprovam o trabalho do presidente, enquanto 40% desaprovam. Outros 15% avaliam como regular e 4% disseram não saber responder.

imei
Ministro Edson Fachin (Foto: Agência Brasil)

Explique!

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu prazo de cinco dias, a partir desta quinta-feira (21) para que Jair Bolsonaro (PL) se manifeste sobre a reunião que teve com embaixadores. No encontro, o presidente fez ataques contra as urnas eletrônicas.

Protocolo

Fachin estipulou o prazo em despachos de três representações levadas ao Tribunal pelos partidos Rede, PCdoB, PT e PDT. As siglas afirmam que Bolsonaro divulgou desinformação e fez propaganda eleitoral antes do período permitido.

Derrubar

Além destas acusações, as siglas pediram que seja retirada do ar a transmissão da reunião com os embaixadores, feita pela TV Brasil no YouTube e nas contas do presidente em redes sociais. Fachin também deu prazo para manifestações do PL e  do Facebook.

Festa

O pré-candidato ao Senado e presidente regional do PP, Alexandre Baldy, completou ontem 42 anos, mas levou as comemorações para a próxima semana, para quando espera as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em Goiânia.

Admiração

A festa, claro, tem intenção de demonstrar força na disputa interna entre pré-candidatos ao Senado na base caiadista. Pelas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (UB) parabenizou o ex-deputado federal.

“Competência”

“Uma trajetória, que realmente, como empresário, já mostrou a sua competência. Logo a seguir, deputado federal que foi referência naquela Casa, ocupando ali as comissões mais importantes”, escreveu Caiado.

Cultura

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionou lei que torna o hip hop patrimônio cultural imaterial de Goiânia. A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município com dois vetos parciais em artigos sobre multas contra discriminação.

Elementos

A lei, de autoria do vereador Mauro Rubem (PT), e aprovada na Câmara Municipal, reconhece o hip hop como expressão social, artística, política, com quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e DJ. Além disso, assegura fomento à cultura Hip Hop e à realização de manifestações próprias.

Respeito!

Além disso, estabelece que deve ser considerada discriminatória qualquer conduta que transgredir os direito dos agentes da cultura Hip Hop ou que dê a eles tratamento diferente de outras manifestações culturais em Goiânia. Também assegura a realização de rodas de rima, de break dance, de grafite, e encontros de DJs e beatmakers em Goiânia.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.