(Foto: R7)
Seis integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e seis cães farejadores foram enviados para Minas Gerais, a pedido do governador Ronaldo Caiado, para colaborar nos trabalhos de resgate das vítimas do acidente na cidade de Brumadinho. As duplas estão no local desde os primeiros dias e tem realizado o trabalho de apoio junto com profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Cada dupla é capaz de realizar o serviço de 30 homens.
No período de seis dias após o desastre, os bombeiros goianos realizaram o resgate de voluntários que acabaram se perdendo na mata após sofrer ataque de um enxame de abelhas. Uma das vítimas chegou a entrar em choque anafilático e precisou ser socorrida por helicóptero.
De acordo com o tenente coronel Fernando Caramaschi, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros de Goiás, os profissionais enviados relatam sobre a dificuldade de locomoção e o impacto da tragédia em todas as suas esferas (Ambiental e Humana).
“A equipe enviada é extremamente especializada com vários cursos em áreas de deslizamento e tem relatado uma dificuldade muito grande de se locomover. A lama, em determinados pontos, parece areia movediça o que atrapalha o trabalho de resgate. Esta é uma tragédia que nunca nos deparamos” revelou o assessor.
A tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) deixou ao menos 99 mortos, dos quais 57 foram identificados até a última atualização desta reportagem. Desses 57 nomes, 51 foram divulgados.