O Irã foi quem entrou mais interessado na partida, já que uma vitória sobre a Bósnia daria aos iranianos o direito de disputar, pela primeira vez, uma oitava de final de Copa do Mundo. Porém, o que se viu em campo foi um domínio completo da Bósnia, que venceu por 3 a 1 e acabou com o sonho do Irã de passar à próxima fase. Coube aos iranianos se contentar com o primeiro gol marcado na Copa.
1°Tempo
O Irã era o único interessado na partida, mas quem chegou com tudo foi a Bósnia. Logo ao primeiro minuto de jogo, Dezko recebeu bola na pequena área, girou sobre a marcação e soltou a pancada para gol, mas a bola foi a alta e passou por cima do goleiro Haghighi. Por muito pouco não tivemos um gol relâmpago na partida.
Após o susto inicial, o Irã arriscou algumas jogadas ofensivas, mas sofria com o controle da Bósnia sobre o meio de campo e sentia dificuldades para criar. As melhoras chances saíam de bola parada. Mas, tentando se apresentar para o jogo, o Irã sofreu um contra-ataque mortal e viu Dzeko finalizar de fora no cantinho rasteiro e abrir o placar. 1×0 para a Bósnia.
Minutos depois o Irã quase chegou ao empate. Shojaei também resolveu arriscar de longe a carimbou o travessão de Begovic. No rebote, Ghoochanejad tinha o gol livre, mas furou. Sorte dele que o árbitro havia marcado impedido e a jogada já não valia. Na frente, a Bósnia controlava a partida e a seleção iraniana não teve reação no primeiro tempo.
2°Tempo
A etapa final voltou morna também, com a Bósnia travando todo tipo de saída que a seleção iraniana encontrava para tentar agredir o gol de Begovic. Somente aos 10 minutos uma boa chance apareceu, com Goochanejad recebeu na marca do pênalti e finalizando de primeira. A bola saiu mascada e ficou com o goleiro bósnio.
Pouco tempo depois veio o grande balde de água fria. Hosseini falhou na saída de bola, Spahic lança Pjanic, que recebe em posição duvidosa e só tem o trabalho de tirar na saída do goleiro Haghighi para ampliar o placar a favor dos bósnios: 2×1. Isso fez o técnico Carlos Queiroz mexer na equipe com várias substituições, em um claro sinal que havia jogado a toalha.
Apesar disso, Goochanejad desencantou a seleção iraniana aos 36 minutos, completamento cruzamento de Nounkam e marcando o primeiro gol do Irã na Copa do Mundo. A festa durou pouquíssimo, já que no minuto seguinte Vrsajevic fez o terceiro dos bósnios., jogada rápida pela direita. Assim, terminou a participação das duas seleções na Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
BÓSNIA HEZERGONIVA 2 X 0 IRÃ
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 25/06/2014
Horário: 17h
Árbitro: Carlos Velasco Cabarllo – ESP
Assistente 1: Roberto Alonso Fernandez – ESP
Assistente 2: Juan Yuste – ESP
Gol: Dzeko 22’ 1T (1-0), Pjanic 14’ 2T (2-0)
BÓSNIA: Begovic; Vrsajevic, Sunjic, Spahic e Kolasinac; Besic, Pjanic, Hadzic (Vranjes) e Susic (Salihovic); Ibisevic e Dzeko.
Técnico: Safet Susic
IRÃ: Haghighi; Montazeri, Hosseini, Sadeghi e Pooladi; Teymourian, Nekounam, Shojaei (Heydari), Hajsafi (Bakshk) e Dejagah (Ansari Fard); Ghoochannejad.
Técnico: Carlos Queiroz