Na reta final de preparação para a Copa do Mundo, o Brasil fez seu penúltimo amistoso na passagem por Goiânia. O time comandado pelo técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão, bateu o Panamá por 4 x 0 com gols de Neymar, Daniel Alves, Hulk e William. O último confronto da Seleção antes do Mundial será contra a Sérvia, em São Paulo, na próxima sexta-feira (06).

1°Tempo

O jogo começou nem no clima de Copa do Mundo. A torcida, que compareceu em bom número, estava muito animada na arquibancada e aplaudiam cada jogada dos brasileiros. O primeiro momento de grande euforia da torcida goiana foi o chapeuzinho que Fred aplicou no marcador na intermediária do gramado.  O zagueiro Dante também levantou a galera, ao travar a bola com Machado e demonstrar muita raça.

Mas a primeira chance da partida foi dos panamenhos. Quinteros levantou a bola na área em cobrança de falta, mas David Luiz acompanhou o ataque adversário e não permitiu que Tejada chegasse na bola. Dando o troco, Marcelo levantou na área, Luiz Gustavo recebeu do outro extremo da grande área e bateu por cima do goleiro, mas não acertou o gol. A galera gostou do lance, mesmo não tendo resultado em gol.

Nos 10 primeiros minutos o time do Panamá se mostrou mais solto em campo, com troca rápida de passes e boas jogadas individuais. O Brasil esfriava a partida e não agredia o adversário. Aos sete minutos, Tejada aplicou uma bela caneca em David Luiz. O zagueiro brasileiro não aceitou o drible e fez falta dura, recebendo o cartão amarelo. Aos 17, Neymar tentou passar entre os zagueiros do Panamá e caiu na área, mas o juiz não deu pênalti.

Aos 26 minutos o torcedor goiano pode soltar o grito de gol. Neymar arrancou e sofreu falta na entrada da meia lua. Na cobrança, o camisa 10 bateu colocado e inaugurou o placar no Serra Dourada para o delírio da torcida. 1×0 para o Brasil! Logo no lance seguinte, Neymar avançou pela esquerda, deu uma caneta no zagueiro e cruzou para Fred quase marcar o segundo. Mas o camisa nove não alcançou a bola.

A primeira finalização do Panamá saiu aos 34 minutos, com Quinteros. O meia panamenho recebeu com liberdade na intermediária e arriscou o chute, mas bateu mal e a bola sumiu, nem mesmo assustando Júlio Cesar.  5 minutos depois, o Brasil ampliou o placar com Daniel Alves. O lateral recebeu lançamento de Oscar, tirou a defesa e bateu de fora da área. A bola saiu no cantinho de McFarlane, que viu a bola morrer no fundo do gol.

Os dois deram mais tranquilidade para o Brasil trabalhar. A torcida deixou de pegar no pés dos jogadores brasileiros e passou a apoiar. Aos 44 minutos o clima esquentou em campo. Neymar e Marcelo discutiram com os zagueiros adversários e o lance acabou resultando em cartão amarelo para Marcelo e Cooper. Após a cobrança, que foi para fora, o juiz encerrou o primeiro tempo.

2°Tempo

O Brasil voltou para o segundo tempo com três substituições e de maneira arrasadora. Saíram: Daniel Alves, Marcelo e Ramires para as entradas de Maicon, Maxwell e Hernanes. Antes mesmo de completar um minuto de partida, Neymar passou de calcanhar para Hulk e deixou o camisa sete sozinho na grande área, só para concluir e fazer o terceiro gol do Brasil. Minutos depois, Neymar cruzou e Fred sozinho na pequena área mandou para fora.

A partir dos 15 minutos muitas mexidas foram feitas em ambas as equipes. Felipão, que já tinha promovido três alterações, tirou de campo o centroavante Fred e colocou Jô, outro atacante. Saiu também Oscar e entrou em campo William e David Luiz, muito aplaudido, deu lugar a Henrique. Renovado em campo, a Seleção Brasileira continuava pressionando em busca do quarto gol.

Com o placar nas mãos, os jogadores do Brasil trabalhavam para administrar o jogo e achar boas chances. Em uma das, Neymar enfiou para Maxwell, que desceu em velocidade pela esquerda, tirou do goleiro e rolou para o meio da área. William entrou para conferir e marcou o quarto gol do Brasil na partida. 4×0 no amistoso e pulga atrás da orelha de Felipão, que deve ter ficado ainda mais na dúvida se coloca Oscar ou William na formação titular.

Aos 36 minutos o árbitro da partida causou uma grande confusão na partida. Em bate-rebate na área, o árbitro deu pênalti para o Brasil e expulsou o goleiro panamenho. Logo em seguida, consulta o assistente e volta atrás nas duas decisões para marcar impedimento do ataque brasileiro. O time continuou pressionando mesmo goleando, mas o placar ficou mesmo no 4 a 0 em Goiânia.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 4 X 0 PANAMÁ

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 03/06/2014
Horário: 16h
Árbitro: Raúl Orosco – BOL
Assistente 1: Efraín Castro – BOL
Assistente 2: Javier Bustillos – BOL

Gols: Neymar 26’ 1T (1-0), Daniel Alves 40’ 1T (2-0), Hulk 1’ 2T (3-0) e William 28’ 2T (4-0)
Cartões Amarelos: David Luiz, Marcelo (Brasil); Luis Tejada e Cooper (Panamá)

BRASIL: Júlio Cesar; Daniel Alves (Maicon), David Luiz, Dante e Marcelo (Maxwell); Luiz Gustavo, Ramires (Hernanes) e Oscar (William); Hulk, Neymar, Fred (Jô)
Técnico: Luis Felipe Scolari

PANAMÁ: McFarlane (Calderon); Carrol, Torres, Baloy e Machado; Cooper (Jimenez), Gómez, Henriquez e Quinteros (Torres); Muñoz e Luis Tejada (Roberto Nurse)
Técnico: Hernán Dário Gómez