Agora é para valer! Quem perder dá adeus à Copa do Mundo 2014. É em clima de decisão que a Seleção Brasileira vai a campo neste sábado (29), encarar uma das sensações do Mundial: o Chile. A partida será no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, às 13h. Na última Copa, em 2010 na África do Sul, as duas equipes também se enfrentaram pelas oitavas de final.
Dessa vez, porém, o cenário é um pouco diferente. O Brasil é o dono da casa e conta com o apoio maciço dos torcedores, o que fortalece ainda mais a seleção canarinho. Por outro lado, o Chile de 2014 é um time bem mais amadurecido, com jogadores de alto nível e vem de ótima campanha na fase de grupos, o que pode ser um motivador a mais.
Ciente da qualidade dos rivais sulamericanos, o técnico Luis Felipe Scolari trabalhou com muita cautela nos treinamentos da semana, priorizando as correções e ajustes da equipe. Tanto que para atingir uma maior segurança, Felipão esboçou vários formações titulares diferentes para buscar um equilíbrio principalmente no setor defensivo.
Durante a semana ficou o treinador repetiu uma escalação específica mais vezes, o que indica que a formação titular do Brasil para encarar o Chile deve ser alterada. As mudanças serão Maicon na vaga de Daniel Alves e Fernandinho no lugar de Paulinho. A primeira mexida é para corrigir a defesa pelo lado direito, já que Daniel vinha tendo dificuldades na marcação. A segunda é justamente ao contrário, para dar mais ofensividade ao meio campo brasileiro.
Assim, os onze iniciais do Brasil serão: Júlio Cesar; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.
O lado chileno do duelo também segue confiante e bem preparado. Uma das responsáveis por mandar a atual campeã Espanha embora da competição, ao vencê-los na fase de grupos, a seleção chilena vem mostrando um bom futebol, com dinamicidade e muita eficiência. Nomes como Arthur Vidal, Eduardo Vargas e Cláudio Bravo vem em altíssimo nível na competição.
O técnico Jorge Sampaoli não esconde a satisfação com futebol de seus comandados, porém, prega muita cautela para jogar contra a Seleção Brasileira e revela preocupação também com outro aspecto que pode ser decisivo em um jogos de mata-mata: a arbitragem. O treinador teme que a pressão da torcida possa favorecer o Brasil.
Por outro lado, Sampaoli não tem nenhum problema para escalar sua equipe, e deve mandar a campo: Bravo; Jara, Gary Medel e Silva; Isla, Díaz, Aránguiz, Mena e Vidal; Vargas e Sanchéz
Ficha técnica
Brasil x Chile
Data: 28/06/2014
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 17h
Arbitragem: Howard Webb (Inglaterra)
Assistente 1:Michael Mullarkey (Inglaterra)
Assistente 2: Darren Cann (Inglaterra)
Brasil: Julio César; Maicon (Daniel Alves), Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Neymar, Hulk e Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Chile: Bravo; Jara, Gary Medel e Silva; Isla, Díaz, Aránguiz, Mena e Vidal; Vargas e Sanchéz
Técnico: Jorge Sampaoli