Neste sábado (01), com alguns minutos de atraso, a cerimônia de sorteio da Copa das Confederações 2013 foi inaugurada. A jornalista Glenda Kozlowski apresentou o evento. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu aplausos para Dilma Rousseff e agradeceu a presença da presidente no evento. Ele destacou a responsabilidade do Brasil em organizar a Copa de 2014 e declarou aberto o sorteio. “Confio no Brasil e nos chefes de Estado como Dilma Rousseff. Tenho certeza de que organizarão uma ótima Copa”, informou.
O próximo a discursar no palco do Anhembi foi o presidente da CBF, José Maria Marin. Marin em um discurso patriótico elogiou às culturas e particularidades de cada cidade-sede da Copa das Confederações. Já Dilma diz que o Brasil terá responsabilidade de apresentar um futebol bonito e pediu palmas para Felipão e Parreira. “Também temos a obrigação de vencer a Copa fora do campo. Temos que fazer uma Copa inesquecível”, afirma Dilma.
Após os discursos de Blatter, Marin e Dilma, o sorteio foi iniciado. Um vídeo apresentando as seleções participantes foi exibido no Anhembi, com gols e comemorações dos times. Capitão do penta em 2002, ex-lateral Cafu entra com a bola da Copa das Confederações nas mãos. “É 100% brasileira”, diz. Cafu provocou ainda risos ao afirmar que o nome da bola é “Cafuza”. Cafuzo é o resultado da miscigenação entre índios e negros.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, subiu ao palco para realizar o sorteio e contou com o auxílio da modelo Alessandra Ambrosio e o chef de cozinha Alex Atala. Brasil e Espanha são automaticamente colocados como cabeças de chave dos grupos A e B, respectivamente. Como times da mesma confederação não podem estar no mesmo grupo, Brasil e Itália ficarão no mesmo grupo. O mesmo vale para Espanha e Uruguai; os uruguaios são sorteados na posição 3 do Grupo B e pegam a Espanha na 2ª rodada
Itália cai na posição 4 do Grupo A. Brasil x Itália será o último jogo da primeira fase. O México é sorteado na posição 3 do Grupo A. Algozes da final olímpica, os mexicanos reencontrarão o Brasil na 1ª fase. O Japão também será do grupo brasileiro. A Seleção enfrentará, nesta ordem, Japão, México e Itália. Já a Espanha enfrentará no Grupo B, nesta ordem, Taiti, Uruguai e o campeão africano que será definido em fevereiro.
Copa das Confederações, Grupo A: Brasil, Japão, México e Itália. Grupo B: Espanha, Taiti, Uruguai e campeão africano.
A cerimônia se encerrou com um número musical. Maria Gadú e Arlindo Cruz se apresentaram no Anhembi.