Começa neste sábado a Copa das Confederações, evento considerado teste para a Copa do Mundo de 2014, e porque não, para o time de Luiz Felipe Scolari, que às 16 horas, abre a competição contra o Japão, no Estádio Mané Garrincha (Nacional), em Brasília. Além de brasileiros e nipônicos, o torneio conta ainda com Itália, Haiti, Uruguai, Espanha, Nigéria e México. A Rádio 730 inicia a cobertura do jogo às 10 horas. A emissora é a única do Centro-Oeste que adquiriu os direitos de transmissão.

O Brasil está com diversos novatos em competições oficiais. Dos 23 jogadores que compõem o elenco de Felipão, apenas nove já disputaram algum torneio com a camisa canarinho. O experiente goleiro Júlio César amenizou o fato. “Temos muitos novos e muitos cascudos, com certa experiência em seus clubes. Consagrados, com títulos importantes,” afirmou.

Na escalação, Felipão não inventa e repete o mesmo time que venceu a França, no último domingo (9), em Porto Alegre.

O Japão chega para a Copa das Confederações após duas partidas duras pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que garantiram os orientais na competição de 2014. As longas viagens também desgastaram o time japonês que desde a última quinta-feira (13) está na capital federal.

Brasil e Japão estão no Grupo A da competição. Os outros dois integrantes da chave, Itália e México, jogam neste domingo (16), no Maracanã.

FICHA TÉCNICA: BRASIL X JAPÃO
Competição: Copa das Confederações (1ª rodada / 1ª fase)
Data: 15/06/2013
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Horário: 16 horas

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Assistentes: Bertho Miranda e Tiago Trigo (ambos de Portugal)

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho e Luiz Gustavo; Oscar, Neymar e Hulk; Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Japão: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Endo e Hasebe; Okazaki, Kagawa e Maeda; Honda.
Técnico: Alberto Zaccheroni.