Após dois empates, o Brasil finalmente venceu na Copa América. A seleção canarinho venceu o Equador por 4 a 2 e conquistou o primeiro lugar do Grupo B, superando a Venezuela no saldo de gols.

 

Os gols brasileiros foram marcados pela dupla de ataque. Neymar e Alexandre Pato fizeram dois cada um deles. O atacante Caicedo fez os dois dos equatorianos. Em ambos, contou com a colaboração do goleiro Julio César.

Em primeiro lugar no Grupo B, o Brasil volta a enfrentar o Paraguai, que foi o segundo melhor terceiro colocado. O jogo será no próximo domingo, às 16 horas.


O jogo

O Brasil iniciou o jogando dando mostrar que iria apertar o time equatoriano. Nos três primeiros minutos, a seleção criou duas boas oportunidades. Na primeira, Neymar arriscou de fora da área. o Goleiro Elizaga jogou para escanteio. Na cobrança do esquinado, Thiago Silva cabeceou pela linha de fundo, rente a trave.

O jogo ficou morno até os 28 minutos, quando o Brasil abriu o placar com Alexandre Pato. O atacante aproveitou cruzamento açucarado de Maicon. Aos 35, a seleção quase amplicou. Outra vez Maicon ganhou pela direita e rolou para a entrada da área. Robinho chegou batendo, mas por azar, a bola foi na trave.

O Equador na primeira chegada empatou o jogo. Caicedo arriscou da meia lua, Julio César deixou a bola passar sob o seu corpo. O Brasil dominou o primeiro tempo, mas as equipes foram para os vestiários no 1 a 1.

 

Brasil deslancha

A segunda etapa começou movimentada. Aos 4 minutos, Ganso lançou Neymar, que entrou na área em velocidade e tocou na saída do goleiro para fazer o segundo gol brasileiro. Aos 11, Maicon cruzou para Alexandre Pato, que cabeceou por cima da meta.

Quando o Equador desceu no ataque pela primeira vez no segundo tempo, chegou ao empate novamente. O enredo foi o mesmo. Aos 14, Caicedo chutou da meia lua, Julio César deixou a bola passar sob o seu corpo.

O Brasil nem deu tempo para o Equador comemorar o empate e sonhar com uma classificação. Dois minutos depois, Neymar chutou de fora da área, o goleiro Elizaga deu rebote nos pés de Pato, que tocou para as redes. O quarto gol saiu dos pés de Maicon, que ganhou jogada pela direita e serviu Neymar, que só teve o trabalho de tocar para as redes.

A seleção ainda marcou o quinto gol, com Robinho. Mas o bandeira Miguel Nievas, do Uruguai, assinalou impedimento equivocadamente.


FICHA TÉCNICA

BRASIL 4X2 EQUADOR

 Competição / Fase (Rodada): Campeonato Brasileiro (9ª rodada)

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia

Data: 13/07/2011

Horário: 21h45

Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Assistentes: Miguel Nievas (Uruguai) e Hernán Maidana (Argentina)

Cartões amarelos: André Santos (BRA); Noboa e Minda (EQU)

Gols: Pato (28/1T); Caicedo (36/1T); Neymar (4/2T); Caicedo (14/2T); Pato (16/2T) e Neymar (26/2T)

 

BRASIL: Julio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Ganso (Elias) e Robinho; Neymar (Lucas) e Alexandre Pato (Fred).

Técnico: Mano Menezes

EQUADOR: Elizaga; Reasco (Achilier), Araújo, Erazo e Ayoví; Noboa (Montaño), Minda, Arroyo e Méndez (Mina); Benitez e Caicedo.

Técnico: Reinaldo Rueda