Na última rodada da fase de grupos, o Brasil se redimiu da falta de gols contra o México e aplicou uma goleada na Seleção de Camarões, 4 a 1. Neymar marcou duas vezes, Fred desencantou e Fernandinho veio do banco para fechar o placar. Com a definição do grupo A (Brasil em primeiro e México com a segunda vaga), a Seleção Brasileira já tem adversário definido para as oitavas de final: o Chile. O México vai pegar a Holanda.
1° Tempo
O Brasil começou o jogo à todo vapor. Em menos de três minutos duas boas chances foram criadas. A primeira em cobrança de falta à direita da grande área, foi cortada pela zaga camaronesa. A segunda e melhor chance, Daniel Alves invadiu a área pela direita e rolou para trás. Paulinho não chegou a tempo mas Hulk aproveitou a jogada, mas bateu em cima da marcação.
Depois do bom começo brasileiro, Camarões teve seus minutos de pressão no primeiro tempo. Choupo-Moting finalizou firme de fora da área e Marcelo apareceu para salvar. Logo na sequência, de novo Choupo-Moting, saiu da marcação e cruzou perigosamente para dentro da área brasileira. David Luiz chegou para botar para escanteio. Na cobrança, veio mais um chute de fora da área e Júlio Cesar ficou com a bola.
O jogo continuou lá e cá, tanto que pouco tempo depois de tomar o gol, Camarões voltou à partida e pressionando muito a defesa brasileira, que estava nervosa. Aos 26 minutos, Daniel Alves perdeu jogada na direita e saiu cruzamento para o meio da pequena área. Matip, que já havia acertado o travessão brasileiro, apareceu livre para empurrar para o gol e empatar a partida na Arena Mané Garrincha. 1×1.
Aos 34 minutos o Brasil voltou à frente do placar, de novo com Neymar. Camarões falha na saída de bola, o camisa 10 arranca em jogada individual, tira a marcação e bate de fora da área, no contra pé de Itandje para fazer o segundo dele e do Brasil no jogo. 2×1. O terceiro não veio por muito pouco: Hulk arriscou de fora da área e o goleiro camaronês caiu bem para fazer a defesa.
2°Tempo
A Seleção Brasileira voltou para a etapa final com a mesma energia que começou a partida. O time todo marcava em cima e pressionava bastante atrás do terceiro gol. E ele saiu. Aos quatro minutos, David Luiz colocou bola na área e Fred escorou de cabeça, de maneira impedida, para fazer o 3×1. O árbitro não anotou a posição irregular e validou o gol. A vantagem no placar deu ao Brasil tranquilidade para trabalhar a bola no meio de campo.
Com a tranquilidade, vieram também as primeiras alterações, tanto o técnico camaronês quanto o brasileiro. Felipão sacou Paulinho para colocar Fernandinho e tirou Hulk para a entrada de Ramires. Volker Finke tirou Moukandjo e colocou Salli. Pelo lado do Brasil, a alteração surtiu efeito. Fernandinho deu outra dinâmica ao meio-campo brasileiro e era um dos homens mais ativos do Brasil.
Dos 30 minutos em diante o jogo foi bastante morno, poucas chances criadas. A Seleção Brasileira visivelmente “tirou o pé” e tomava cuidado nas divididas. Tanto que Felipão resolveu sacar Neymar, que estava pendurado, para evitar o segundo cartão amarelo do craque. No lugar dele entrou William. Mesmo assim, aos Fernandinho ainda ampliou o placar com chute cruzado, após tabela de Oscar e Fred, que serviu o meio campista. 4×1.
FICHA TÉCNICA
CAMARÕES 1 X 4 BRASIL
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 23 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 17h
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)
Público: 69.112
Gols: Neymar 16’ 1T (0-1) e 34’ 1T (2-1), Fred 4’ 2T (3-1) e Fernandinho 38’ 1T (1-4); Matip 26’ 1T (1-1)
Cartões Amarelos: Enoh e M’bia (CAM)
CAMARÕES: Itandje; Nyom, Nkoulou, Matip e Bedimo; Mbia, Nguemo e Enoh; Aboubakar, Moukandjo (Salli) e Choupo-Moting (Makoun).
Técnico: Volker Finke
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho) e Oscar; Hulk (Ramires), Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari