Foto: Twitter/@CopaAmerica
Foi com goleada que o Brasil selou a classificação em primeiro lugar do Grupo A da Copa América 2019, na tarde deste sábado (22) na Arena Corinthians, diante de mais 45 mil torcedores. Ainda no primeiro tempo, a Seleção só precisou de 20 minutos praticamente para definir o marcador. Casemiro abriu a contagem aos 11’, de cabeça. Firmino aproveitou vacilo do goleiro na saída de bola e ampliou aos 18′. Éverton Cebolinha fez um golaço aos 31’, aumentando a vantagem. Daniel Alves fuzilou aos 8’ do segundo tempo após bela tabela com Arthur e Firmino na meia-direita, e Willian fechou a conta com uma pintura aos 44′, decretando a vitória brasileira e o avanço às quartas de final da competição continental.
Gabriel Jesus ainda perdeu um pênalti aos 48′, bem defendido por Gallese. Com o triunfo da Venezuela sobre a Bolívia por 3 a 1, o agora terceiro colocado Peru faz contas e depende de outros resultados das demais chaves para avançar à fase de mata-mata da Copa América. O Brasil aguarda a definição da última rodada para saber se enfrenta o 3º do grupo B ou C. A partida decisiva será na Arena do Grêmio na quinta-feira (27), às 21h30, hora de Brasília.
O jogo
Um Brasil como a torcida gosta de ver. Envolvente e rápido, o time canarinho não demorou muito para mostrar ao Peru quem manda no campo e na bola. Aos 11’, após escanteio cobrado por Philippe Coutinho pela esquerda, Thiago Silva desviou na primeira trave, ela bate na segunda, resvala em Marquinhos em cima da linha fatal e sobra para Casemiro cabecear para as redes. O VAR checou e validou. Poucos minutos antes, o volante recebeu cartão amarelo e está fora da próxima partida pelas quartas.
O gol abriu caminho para a goleada, mas nem o mais otimista torcedor da Arena Corinthians contaria com o vacilo de Gallese. Aos 18’, o goleiro tentou sair chutando, acertou as costas de Firmino e a bola vai na trave, na sequência o camisa 9 fica com a sobra, dribla o arqueiro e manda para as redes. O Peru teve boa chance com Guerrero aos 26’, de falta pela meia-esquerda, mas bateu sobre o travessão da meta brasileira.
O terceiro foi um golaço. Éverton Cebolinha recebeu passe na esquerda, partiu para cima da marcação, gingou, puxou para o meio e mandou um foguete rasteiro no cantinho direito de Gallese, que se esticou todo mas não chegou nela, aos 31’. Aos 43’, Trauco obrigou Alisson a fazer grande defesa, após receber passe na área pela esquerda e chutar forte, rasteiro.
Na etapa final, o técnico Ricardo Gareca voltou com Flores no lugar de Yotún, mexendo no ataque da seleção peruana. Mas quem cresceu na partida, de novo, foram os donos da casa, e em grande estilo. Aos 8’, Daniel Alves iniciou a jogada no meio-campo, tabelou com Arthur, depois com Firmino, e saiu na cara do gol, fuzilando na saída de Gallese. Era o 4 a 0 canarinho.
Aos 44, Willian encerrou com chave de ouro a goleada brasileira, ao marcar um golaço, bem ao seu estilo, batendo em curva da meia-esquerda, sem chances para o goleiro Gallese.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Peru 0x5 Brasil (Grupo A – Rodada 3)
Data/horário: 22/06/2019 às 16h, hora de Brasília.
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP.
Arbitragem
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG), e Eduardo Cardozo (PAR)
Opera o VAR: Andres Rojas (COL)
Gols
Brasil: Casemiro (11’1T), Firmino (18’1T), Éverton (31’1T), Daniel Alves (8’2T), Willian (44’2T)
Cartões amarelos
Peru: Yotún (15’1T), Advíncula (35’2T)
Brasil: Casemiro (7’1T), Thiago Silva (32’2T)
Escalações
Peru: Gallese, Advíncula, Araujo, Abram e Trauco; Tapia, Yotún (Flores), Polo e Farfán; Cueva (Ballón) e Guerrero (Gonzáles). Técnico: Ricardo Gareca.
Suplentes: Corzo, Santamaría, Ballón, Ruidíaz, Cáceda, Zambrano, Pretell, Carrillo, Flores, Álvarez, Callens e Gonzáles.
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro (Allan) e Arthur; Éverton, Philippe Coutinho (Willian) e Gabriel Jesus, Firmino. Técnico: Tite.
Suplentes: Ederson, Cássio, Miranda, Fagner, Éder Militão, David Neres, Alex Sandro, Lucas Paquetá, Allan, Richarlison e Willian.
Público: 42.317 pagantes.
Renda: R$ 10.009.095,00.