Não foi fácil, mas o Brasil venceu o segundo jogo seguido nas eliminatórias. A Seleção Brasileira passou pela Colômbia por 2 a 1 na noite desta terça-feira, 06, na Arena da Amazônia e subiu na classificação do torneio classificatório.
Por ora, o time canarinho é vice-líder, com 15 pontos. Se o Equador não vencer o Peru, a Seleção permanecerá nesta posição ao fim da oitava rodada. O Brasil volta a jogar daqui a um mês. No dia 07 de outubro, o time de Tite enfrenta a Bolívia, em jogo marcado para a Arena das Dunas, em Natal.
A Colômbia caiu para a quinta colocação e permanece com 13 pontos. A equipe colombiana tem seu próximo compromisso nas eliminatórias também no dia 07 de outubro. A Colômbia irá ao Defensores Del Chaco duelar com o Paraguai.
1º tempo – Zagueiro lá, zagueiro cá
O Brasil iniciou a partida com um ritmo alucinante. Logo no primeiro minuto, Marcelo e Neymar fizeram boa trama que resultou em um escanteio. Na cobrança do tiro de canto, o atacante do Barcelona colocou na cabeça de Miranda. Sem marcação, o zagueiro só testou para o fundo das redes e saiu para comemorar.
Assustada, a Colômbia só foi tocar na bola aos cinco minutos de jogo. A primeira oportunidade colombiana veio aos oito minutos, quando Medina cruzou, Marquinhos desviou parcialmente e Bacca ficou com o rebote. O centro avante finalizou desajeitado e a bola foi por cima da meta de Alisson.
A Seleção Brasileira seguia melhor em campo. Aos 13, Neymar cobrou falta com perigo ao gol de Ospina. Oito minutos mais tarde, Marcelo fez linda jogada, girou tirando três marcadores e arrematou rasteiro. O arqueiro da Colômbia se esticou para agarrar a bola. Aos 24 minutos, o Brasil marcou o segundo. O gol, porém, foi invalidado porque Neymar estava impedido quando recebeu na área e tocou para Gabriel Jesus anotar.
Aos 30 minutos, Ospina fez ótima defesa. Gabriel Jesus dominou, fez o pivô e rolou para Renato Augusto bater de primeira. O goleiro do Arsenal mandou para escanteio. Dois minutos depois, o Brasil teve outro gol anulado. Paulinho recebeu passe de Neymar e, livre, tocou para as redes. O toque, contudo, foi com a mão. O gol foi invalidado e o volante recebeu cartão amarelo.
Como não aproveitou a superioridade para ampliar, a Seleção foi castigada. Aos 35, James Rodríguez levantou falta na área e Marquinhos desviou contra o patrimônio. O cabeceio do zagueiro tornou a bola indefensável para Alisson Becker, que nada pôde fazer para salvar o empate. O gol colombiano esfriou os ânimos das duas equipes, que nada mais fizeram até o fim da primeira etapa.
2º tempo – Coutinho entra para mudar
A primeira boa chance da etapa complementar foi da Colômbia. Aos cinco, Carlos Bacca foi lançado na ponta esquerda e tocou cruzado. A bola passou por toda a área até a chegada de Muriel, que finalizou de primeira. A bola tocou na rede pelo lado de fora e assustou os brasileiros. Três minutos depois, o Brasil respondeu. Willian achou Renato Augusto na área, mas o meia foi travado por Medina e bateu fraco para fácil defesa de Ospina.
Em jogo de muita marcação, as seleções finalizavam pouco. Os colombianos só chegaram aos 18, com chute de fora da área de James Rodríguez, que passou longe do gol brasileiro. A equipe canarinho apostava nos cruzamentos, mas falhava e facilitava as ações defensivas.
O jogo era moroso e só foi melhorar com uma mudança de Tite. Philippe Coutinho entrou na partida aos 20 minutos e deu novo ânimo ao Brasil. Com apenas nove minutos em campo, o meia do Liverpool iniciou a jogada, brigou e tocou para Neymar na área. O atacante bateu cruzado e anotou o segundo gol brasileiro na Arena da Amazônia.
Mais uma vez na frente, a Seleção se soltou. Dois minutos após o gol, a zaga colombiana bobeou, Giuliano ganhou dividida. O meia tinha Neymar livre ao seu lado, mas preferiu finalizar e perdeu ótima chance de marcar o terceiro. Aos 32, o jogador do Barcelona encontrou Marquinhos na área. O zagueiro só não se redimiu do gol contra porque a defesa da Colômbia travou sua finalização.
No final do jogo, os colombianos tiveram duas oportunidades para empatar. Aos 41 minutos, Medina cruzou da direita e Alisson teve de se mexer para segurar. Dois minutos mais tarde, Cuadrado foi ao fundo e tocou para James Rodríguez. O jogador do Real Madrid escorregou na hora de chutar e foi travado. O arqueiro brasileiro subiu, agarrou a bola e acabou com as esperanças da Colômbia na partida.
Ficha Técnica
Brasil 2×1 Colômbia
Data: 06 de setembro de 2016
Horário: 21h45
Local: Arena da Amazônia; Manaus , AM
Árbitro: Patrício Loustau (ARG)
Assistentes: Iván Nuñez (ARG) e Gustavo Rossi (ARG)
Cartões amarelos: Stefan Medina (COL); Paulinho, Neymar, Marcelo (BRA)
Gols: Miranda, aos 1’1T, Neymar, aos 29’2T (BRA); Marquinhos (contra), aos 36’1T (COL)
Público: 36.601
Renda: R$ 5.840.500,50
BRASIL: Alisson Becker; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Giuliano), Renato Augusto, Willian (Philippe Coutinho) e Neymar; Gabriel Jesus (Taison).
Técnico: Tite.
COLÔMBIA: David Ospina; Stefan Medina, Óscar Murillo, Jeison Murillo e Díaz; Carlos Sánchez, Barrios, James Rodríguez e Macnelly Torres (Cuadrado); Muriel e Carlos Bacca (Martínez).
Técnico: José Pekerman.