O gol de Liédson para o Corinthians no jogo contra o Figueirense, em Florianópolis, aliado ao empate entre Vasco e Fluminense encerraria a expectativa quanto a definição do campeão brasileiro de 2011. No entanto, nos acréscimos do segundo tempo, Alecssandro avança pela direita e cruza na cabeça de Bernardo. Uma finalização a queima-roupa. Diego Cavalieri faz a defesa parcial. No rebate, o meia vascaíno marca o gol que mantém vida a esperança do futebol carioca em ter o título de melhor time do Brasil pelo terceiro ano consecutivo.

Na briga pelas duas últimas vagas na Copa Libertadores da América, a principal competição do nosso continente, Flamengo e Coritiba venceram nesta rodada e dispararam como os dois favoritos a conquista das vagas. Os torcedores de Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo podem sonhar, embora estes clubes corram por fora nesta briga.

Não menos emocionante, a briga contra o rebaixamento estava praticamente definida com a vitória do Cruzeiro diante do Ceará, em Fortaleza. Aos 32 minutos da etapa complementar, o zagueiro Daniel Marques empatou o jogo. O resultado manteve as duas equipes firmes na luta contra o rebaixamento. O torcedor do Atlético-PR também pode sonhar com a permanência depois deste resultado na capital cearense.

Muita coisa ficou para última rodada, diante dos resultados deste final de semana, que mantém 11 clubes com interesse intenso nos jogos da rodada final. E o que mais chama atenção: teremos o tempero da rivalidade para agitar ainda mais os ânimos.

Diante dos indícios de corpo mole de algumas equipes nas últimas rodadas das edições passadas do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) configurou a tabela de jogos com a realização dos clássicos locais nas últimas dez partidas da competição. Com os resultados de 370 jogos já confirmados, podemos observar um clima ainda mais convidativo para as decisões de domingo.

Na disputa do título, o Corinthians enfrenta o rival Palmeiras. O alviverde não almeja mais nada na competição, mas tem a chance de um título “simbólico” se evitar o título dos corintianos. Vascaínos e Flamenguistas se enfrentam com extrema necessidade da vitória para continuar sonhando com o título (pelo Vasco) e para confirmar a vaga na Libertadores (rubronegros).

Em Curitiba, os alviverdes podem sonhar com uma vaga na principal competição da América e ainda rebaixar o principal rival a segunda divisão do futebol nacional. O Atlético-PR precisa vencer para respirar na luta contra o rebaixamento e evitar que o rival conquiste um grande feito. Em Minas Gerais, depois de tanto tempo de humilhação por causa do rebaixamento em 2005, a torcida do galo mineiro pode sonhar com o troco e contribuir para o descenso do Cruzeiro para a Série B.

Uma das maiores rivalidades do país, os torcedores do Grêmio após o jogo contra o Atlético-GO já cobravam dos jogadores tricolores empenho máximo para evitar que o rival, Internacional, vença, no estádio Beira-Rio, e conquiste a vaga na Libertadores. O Avaí, rebaixado de forma antecipada, terá uma última missão antes da temporada 2012, enfrentar o Figueirense e evitar que o rival se classifique entre as cinco melhores do torneio e consequentemente não participe da Libertadores.

Uma rodada que ganhou proporções ainda maiores com a escolha dos clássicos na última rodada. Teremos muita emoção a cada segundo de bola rolando. Muitas lágrimas de alegria e de tristeza, estas temperadas com a maravilha da rivalidade…