A noite de quinta-feira foi de muita emoção para os clubes brasileiros, que viveram momentos intensos até mesmo depois de terem seus jogos encerrados. O Palmeiras foi derrotado no Peru, mas terminou na liderança do Grupo 2, enquanto Fluminense, que venceu, e Grêmio, que empatou, se classificaram no Grupo 8. As oitavas de final foram definidas e um duelo chama muito a atenção: a decisão do ano passado entre Corinthians e Boca Juniors vai se repetir nesta fase.

Líder e com emoção

O Palmeiras iniciou a rodada líder, e de uma forma inacreditável, conseguiu terminá-la também na 1ª colocação. Em Lima, no Peru, o time alviverde foi derrotado pelo Sporting Cristal por 1 a 0, gol marcado por Ávila, aos quatro minutos do 2º tempo. O que acabou sendo surpreendente foram os argentinos do Tigre, que não tomaram conhecimento do Libertad em Assunção/PAR e golearam o time paraguaio por 5 a 3.

O detalhe é que o Tigre vencia por 5 a 2 até os 46 minutos da etapa final, o que dava a primeira colocação do grupo aos argentinos, já que eles empatariam no saldo de gols com o Palmeiras, mas venceria nos gols pró. Entretanto, o gol do Libertad marcado por Velázquez garantiu o Verdão na liderança.

Pancadaria no Chile

Os dois brasileiros jogavam pelo empate no Grupo 8 para chegarem juntos as Oitavas de Final. O Fluminense fez mais que isso, e mesmo sem jogar um futebol como visto antes, venceu o Caracas/VEN em São Januário por 1 a 0, gol marcado por Rafael Sóbis, aos nove minutos da etapa final. Se no RJ a partida foi tranquila, em Talcahuano/CHI, o jogo foi muito quente e pegou fogo mesmo após o apito final.

O Grêmio, bem postado em campo no 1º tempo, abriu o placar contra o Huachipato em um belo gol do meia Zé Roberto, após assistência do argentino Barcos. Na etapa final, o Tricolor gaúcho segurava, mas Werley acabou lesionado e Luxemburgo já havia feito as três mudanças. O zagueiro ficou em campo se arrastando e os chilenos empataram, em cobrança de falta de Aceval, aos 44min do 2º tempo.

A pressão foi enorme, mas o Grêmio se segurou e garantiu a vaga. Após o apito final, Luxemburgo e o técnico do Huachipato, Jorge Pellicer, se estranharam e uma correria foi instalada, com Luxemburgo sendo agredido no chão por um jogador da equipe chilena. Na entrevista coletiva, Luxa se eximiu de culpa e entende que toda a confusão já havia sido premeditada.

Oitavas definidas

Com o fim da fase de grupos, a fase Oitavas de Final já está totalmente definida, com apenas um confronto entre brasileiros. O Atlético/MG vai encarar novamente o São Paulo, com o primeiro jogo no Morumbi e o segundo na Arena Independência. Já o atual campeão, o Corinthians terminou com a 4ª melhor campanha e vai encarar o Boca Juniors, com o primeiro jogo na temida La Bombonera e o segundo no Pacaembu.

O Fluminense terminou com a 6ª  melhor campanha e vai encarar na próxima fase o Emelec/ECU, com o primeiro jogo em Quito e o segundo jogo no Rio de Janeiro, provavelmente em São Januário. O Palmeiras foi o pior primeiro colocado da fase de grupos e vai encarar na próxima fase o Tijuana/MEX, com o primeiro jogo no gramado sintético de Tijuana e o segundo no Pacaembu.

Por fim, o Grêmio vai enfrentar os colombianos do Independente Santa Fé, que tiveram a 2ª melhor campanha da Libertadores e estão invictos no torneio, com o primeiro jogo sendo na Arena Grêmio e o segundo em Bogotá. Destaque também para um duelo entre argentinos: o Velez vai encarar o Newell’s Old Boys, e o vencedor dessa partida encara o vencedor de Boca e Corinthians.

Confira os confrontos das Oitavas de Final

Atlético-MG x São Paulo
Olimpia x Tigre
Vélez Sarsfield x Newell’s Old Boys
Nacional x Real Garcilaso
Santa Fé x Grêmio
Corinthians x Boca Juniors
Fluminense x Emelec
Palmeiras x Tijuana