Começa nesta segunda-feira (25) e vai até o dia 19 de março o período para o cadastramento e recadastramento do Passe-Livre Estudantil (PLE) em Goiânia e região metropolitana.

A socióloga e superintendente da juventude, Ava Santiago, explica que o primeiro passo é fazer primeiramente a matrícula na escola, e em seguida o cadastro ou recadastro pela internet, na página do Passe Escolar no site da Set, antigo Setransp. Feito isso, é preciso aguardar o e-mail de confirmação para só então se dirigir a uma agência do Vapt Vupt com os documentos originais.

“No Vapt Vupt, ele vai levar a identidade (RG), CPF, comprovante de endereço e de matrícula, se for menor de idade, o documento dos pais, inclusive avós, e sobretudo levar uma cópia do seu cartão do sitpass. Caso ainda não tenha o cartão, pode levar uma cópia do e-mail de confirmação que ele recebeu, de que fez o cadastro na internet”, esclarece.

Para os municípios da região metropolitana que não possuem agências do Vapt Vupt, a superintendente orienta que os cadastrados com a confirmação via e-mail podem se dirigir a uma cidade mais próxima que possua o serviço.

O passe livre estudantil fornece duas passagens por dia, de segunda a sábado, para que os estudantes façam o trajeto de ida e volta até a unidade escolar. “A primeira inclusão de jogo será até o quinto ou sexto dia útil do mês subsequente ao do cadastro. Se ele fizer ainda neste mês, receberá em fevereiro. Se fizer em março, vai receber só em abril”, explica a superintendente.

Considerado o maior programa de acessibilidade juvenil do país, atende atualmente 52 mil estudantes, e a expectativa é chegar a 55 mil em 2016. Ava Santiago ressalta que o valor médio anual investido pelo governo é de cerca de R$ 20 milhões.

O PLE abrange os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Terezópolis de Goiás, e deve chegar neste ano a Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão.