Foto: Sagres Online

A média de usuários em dia útil no Sistema Integrado de Transportes da Região Metropolitana de Goiânia (SIT-RMG) caiu. Na segunda-feira (16) a média foi de 394 mil pessoas e nesta terça-feira (17) o registro foi de 340 mil passageiros. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), que fez o monitoramento da demanda de passageiros, a média dos primeiros dias do mês de março foi de 522 mil usuários em dia útil. Nos meses anteriores, tinha sido de dos 480 mil.

A queda de 24,5% (em relação ao 522 mil de março) e de 34,8% na segunda e na terça, respectivamente, é atribuída às campanhas para isolamento das pessoas em função do coronavírus, como suspensão das aulas nas redes públicas municipais. Diante deste cenário, a CMTC prevê continuidade da queda do número de usuários e já programa a redução da frota de ônibus.

De acordo a CMTC, não há definição de novas planilhas, somente o entendimento de que é preciso operar o transporte com frota reduzida visando ações para evitar a propagação do vírus. As medidas estão sendo discutidas em reuniões diárias entre o presidente da CMTC, Benjamin Kennedy, a equipe técnica da companhia e representantes das concessionárias.

Ainda de acordo com a CMTC, na parte operacional a frota já recebe desde hoje (17) reforço na limpeza e higienização antes da operação e nas garagens. Ficou definido que a partir de quinta-feira (20) procedimentos de higienização serão realizados também em terminais quando o ônibus estiver parado aguardando entrar em operação.

O governo e a prefeitura de Goiânia anunciaram várias medidas para evitar aglomerações. Suspenderam feiras especiais, como a Feira da Lua, Feira do Sol, Feira Hippie;  o fechamento do comércio o fechamento do comércio. Na noite desta segunda-feira (16), a Secretaria do Estado de Saúde (SES) confirmou o nono caso de coronavírus em Goiás.  

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença