Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiadistas antes insatisfeitos passam a admitir “acerto” em antecipação da campanha

Ouça “#368: Caiadistas antes insatisfeitos passam a admitir “acerto” em antecipação da campanha” no Spreaker.

Os mesmos deputados estaduais e auxiliares palacianos, que até o fim de 2021 manifestavam insatisfação, agora avaliam os fatos da pré-campanha e apontam “acerto” do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em antecipar a campanha desde agosto do ano passado. Os caiadistas diziam que era precipitado o convite para que o MDB e Daniel Vilela passassem a aderir à base e, depois, para compor a chapa com pré-candidato a vice. Em conversas com a Coluna na última semana, aliados do governador definem que “com tempo, a estratégia se mostrou acertada porque deixou Gustavo Mendanha isolado”.

O prefeito de Aparecida de Goiânia precisou deixar o MDB depois da adesão da sigla à base governista e, desde então, luta para construir grupo forte na oposição a Caiado. “Na época, parecia que as ações do governador acabaram dando mais visibilidade ao Mendanha e partidos grandes da base, como PP e PSD ameaçaram ir para a oposição. Possível ainda é, mas parece ser muito difícil isso acontecer daqui até as convenções”, avalia um deputado estadual caiadista.

Outro parlamentar afirma, em off, que Caiado mantém o favoritismo para a reeleição, apesar de não haver empolgação em torno dos resultados apresentados depois de três anos. “O governo tem suas conquistas, mas nem parece ter emplacado como a gente esperava. O fato é que a estratégia deu certo e o principal nome da oposição tem duas opções: fica restrito a partidos nanicos ou então vai para a asa do Marconi”. Avaliação na base é que Mendanha não unifica os votos bolsonaristas e uma possível aliança com o ex-governador Marconi Perillo levaria mais desgastes ao prefeito.

Calma lá

A mudança de avaliação de caiadistas antes insatisfeitos com a antecipação de movimentos na campanha não resulta em aceitação deles em relação ao nome de Daniel Vilela na vice. “Muita gente passou a tolerar, mas ainda olha torto para o Daniel”, diz um palaciano.

Movimentos

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, anunciou na última semana que vai deixar o cargo no fim deste mês para lançar pré-candidatura ao governo. Afirma que ainda deve decidir a que partido se filiará e citou “Patriota, Podemos e outros”, em live nas redes sociais.

Negativo

Na mesma live, Mendanha disse ter “sonho” de ter Ana Paula Rezende como vice na chapa para a disputa pelo governo estadual. A filha do ex-governador Iris Rezende, no entanto, descartou a possibilidade na última semana.

Legado

Em mensagem enviada a Mendanha, Ana Paula, que é filiada ao MDB, disse que se sentiu honrada com o convite, mas que não cogita disputar eleições, nem para outros cargos. “Recebi como um reconhecimento ao legado e à história do meu pai”, escreveu ao prefeito.

Outro nome

Em caso de composição com o PSDB, o nome citado para a vice de Mendanha é o da deputada estadual e líder do partido na Alego, Lêda Borges. Ela mantém trabalho para projeto de disputar vaga na Câmara Federal.

Retorno

Se a composição avançar, a chapa majoritária da oposição seria completada por Marconi Perillo, na candidatura ao Senado.

Campanha

A Prefeitura de Goiânia lança, na manhã desta segunda-feira (07), a campanha “Violência Contra a Mulher é Crime”. O projeto consiste na fixação de cartazes em ônibus da capital para conscientizar sobre a criminalização dos tipos de violência contra mulheres, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. 

Estrutura

Cerca de mil veículos do transporte coletivo de Goiânia receberão cartazes com conteúdos sobre violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral contra a mulher, além dos canais de denúncia. Terminais da capital também exibirão vídeos voltados à temática, em aparelhos televisivos.  O objetivo, de acordo com o Executivo municipal. é atingir, em média, 200 mil pessoas por dia.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.