Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado critica Mendanha por visão simplista do estado: ‘trata apenas uma cidade’

O governador Ronaldo Caiado (UB) rebateu ontem críticas recebidas de candidatos da oposição durante sabatinas realizadas pelo Fórum de Entidades Empresariais de Goiás nesta segunda-feira (29). Sem citar Gustavo Mendanha (Patriota), Caiado apontou que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia não mostra conhecimento sobre o estado ou propostas que tenham impacto geral. “Uma coisa é a pessoa querer tratar o Estado de Goiás como se fosse uma visão simplista e tratar apenas uma cidade. Sou responsável por 7 milhões e 200 mil goianos”, disse;

Antes da participação do governador nas sabatinas, o deputado federal Vitor Hugo (PL) e o próprio Mendanha atacaram Caiado pelas opções tomadas durante a gestão da pandemia e o acusaram de não ter dialogado com o setor produtivo. Os dois opositores buscam apoios no setor bolsonarista em Goiás e repetiram discurso do presidente contra o isolamento social e criticaram os embates, naquela época, entre o governador e Jair Bolsonaro (PL). Além deles, Wolmir Amado (PT) chegou a criticar a forma com que Caiado se relaciona com o setor produtivo.

O governador rebateu e alegou que a atual gestão manteve amplo diálogo com o setor, entre outros setores da sociedade. “Foi o único governo no país entre todas as histórias de Goiás que só decidiu compartilhando ações. Nunca tomei uma decisão em Goiás que não fosse em comum acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de Goiás, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado e do Município, além do Fórum Empresarial. Discordância é normal”, afirmou.

Memória

Caiado voltou a justificar as decisões tomadas no combate à pandemia de covid-19 e aponta que, por mais que fossem desagradáveis, foram encontradas de forma conjunta. “O mais aberto e o mais liberal de todos os governadores para tomar decisões fui eu. Existem momentos que você precisa decidir e eu realmente sou um homem preparado para decidir as coisas. Tenho anos de vida e experiência”, disse.

Provocação

“As pessoas não podem governar pensando apenas em Goiânia, Anápolis e Aparecida. Tem que pensar em 246 municípios. Não pode ser uma visão obtusa. Se a pessoa não tem a capacidade de entender a abrangência do cargo, às vezes, resume as discussões de maneira minúscula e não na extensão do cargo de Governador”, criticou Caiado, em indireta a Mendanha.

Abusou

Decisão liminar da Justiça Eleitoral determina que o candidato a governador Vitor Hugo (PL) retire propaganda eleitoral com “excesso” de aparições do presidente Jair Bolsonaro (PL). A representação partiu da coligação “Pra Seguir em Frente”, do governador Ronaldo Caiado.

Argumento

A decisão define que as emissoras de televisão não veiculem a inserção de propaganda em que o presidente Bolsonaro aparece durante 45% do tempo total de 51 segundos. A legislação proíbe a “invasão” de apoiador em propaganda eleitoral de outro candidato, quando o tempo de exposição ultrapassar 25% do tempo total.

Confirmação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes acatou pedido da defesa do ex-presidente da antiga Agetop, Jayme Rincón, e determinou o cumprimento de decisão anterior pela nulidade da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO), a partir da Operação Cash Delivery.

Quem?

A decisão foi publicada ontem. A Cash Delivery foi deflagrada em 2018 e chegou a levar para a prisão tanto Rincón quanto o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que disputa vaga no Senado. A operação investigou suposto recebimento de recursos para as campanhas de 2010 e 2014 em troca de favorecimento à empresa Odebrecht. A Justiça, no entanto, anulou os atos de investigação do MPF no processo e encaminha a denúncia para o arquivo.

Tô fora!

O publicitário Renato Monteiro não é mais o responsável pela campanha do empresário Leonardo Rizzo (Novo) ao Senado. O motivo da saída foram “divergências na estratégia da campanha”.

Ao veto!

O procurador-geral de Justiça, Ayton Flávio Vechi, encaminhará nota-técnica com posição contrária do Ministério Público Estadual ao projeto que tenta proibir a abordagem de questões de gênero nas escolas do Estado.

Afronta

A ação é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Diversidade e Combate à Discriminação e da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPGO, a nota técnica aponta que o projeto de lei contém inconstitucionalidades e ilegalidades, “além de representar indubitável afronta ao interesse público, na medida em que cerceia o pluralismo e a liberdade de aprendizagem no âmbito escolar”.

Mais…

O documento ressalta ainda que o projeto normativo “impede o fomento de uma cultura fundada em valores de igualdade e tolerância, para a promoção do imperioso enfrentamento à discriminação e à violência de gênero, traduzindo-se em retrocesso, vedado em matéria de Direitos Humanos”.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.