(Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado disse na manhã desta quarta-feira (27) em Brasília que o “ciclo de crise” entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o Congresso Nacional está terminado. Em entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Planalto, logo após uma audiência, Caiado afirmou ter ouvido do presidente que da parte a crise está encerrada.

O governador garantiu que Bolsonaro vai investir em um “ciclo virtuoso”, de “diálogo aberto com os parlamentares e de resultados para a população.” Para isso, o presidente promete uma série de conversas com líderes e presidentes de partidos. Vai também iniciar viagens pelo país, que, segundo Caiado, não eram realizadas pelo presidente por conta de sua recuperação da cirurgia de reversão da colostomia, realizada no final de janeiro.

A crise política entre o governo e o Congresso começou com a troca de farpas de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). O democrata criticou a falta de articulação política do governo em favor da aprovação da reforma da previdência. Bolsonaro retrucou dizendo que não ia aderir à “velha política” e disse que já tinha feito a sua parte na reforma, enviando a proposta de emenda constitucional ao Congresso.

A crise se intensificou-se na noite desta terça-feira (26), com a aprovação em dois turnos, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Orçamento Impositivo pela Câmara dos Deputados. Com isso, o governo federal é obrigado a liberar a verba de emendas parlamentares para ações previstas no Orçamento para a execução das emendas coletivas de bancada. A proposta segue para o Senado.

Questionado se o presidente aceitaria negociar com os parlamentares, já que ele tinha dito que não cederia à “velha política”, Caiado perguntou: “O que é nova política? É dar transparência com o dinheiro público. Você pode apelidar no que quiser”, minimizou.