Foto: Divulgação
Em seu primeiro compromisso nesta quarta-feira (16) depois do retorno a Goiás, o governador Ronaldo Caiado foi questionado em entrevista coletiva sobre o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa, que investiga os Incentivos Fiscais.
Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, deu parecer favorável a dois projetos que retiram incentivos fiscais. O primeiro revoga créditos para o setor de produção sucroalcooleiro, como o etanol anidro. Já o segundo retira os incentivos para o setor varejista.
A medida revoga leis que tratam de benefícios ao setor de varejo e proíbe novas concessões. A aprovação tem gerado muita reclamação e temor por parte de representantes dos setores. Um dos argumentos é a insegurança jurídica da economia do estado.
O governador Ronaldo Caiado disse que só poderá avaliar o trabalho da CPI após a sua conclusão, e acrescentou que respeita a decisão dos parlamentares.
“O que eu tenho, primeiro, é respeito aos Poderes. Fui parlamentar durante uma vida. A prerrogativa é da Assembleia Legislativa. Quando eu receber o resultado final, eu terei como avaliar. Entrevistas são feitas, provocações são feitas, para que se explique aquilo que realmente está sendo concedido às empresas e o que tem de retorno para a sociedade goiana”, afirma.
A CPI dos Incentivos Fiscais foi tema da 60ª edição do PodFalar, o podcast de política da Sagres.