Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado e Daniel antecipam chapa para eleição e disparam contra Marconi e Mendanha

Além de antecipar a chapa para a eleição de 2022, com o anúncio de que Daniel Vilela será o candidato a vice-governador, Ronaldo Caiado (DEM) também deu o tom do discurso para os palanques da próxima eleição. Assim como Daniel, o governador teve dois alvos definidos: o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (de saída do MDB), e destacadamente o ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

As principais críticas foram direcionadas a Perillo, que saiu derrotado em 2018 na disputa por uma vaga no Senado. Mesmo sem ser citado diretamente, Caiado e Daniel passavam a ideia de que é necessário evitar o retrocesso político em Goiás. O presidente do MDB afirmou a aliança entre MDB e DEM impedirá que “Goiás ande para trás”. Daniel também falou de ausência de espírito público e herança negativa para o Estado, em referência às gestões tucanas em Goiás. 

O governador Ronaldo Caiado (DEM) foi direto: “Nos enfrentamos em 2018, mas qual era o adversário comum do povo goiano? Era a corrupção, os escândalos, o desvio do dinheiro público, a má gestão implantada onde órgãos públicos serviam muito mais para enriquecimento ilícito do que para fazer chegar a saúde, a segurança, a educação e os programas sociais aos 7,2 milhões de goianos”, atacou.

Adversário

Apesar da tentativa de Marconi Perillo para retomar articulação política no estado, o adversário da chapa Caiado e Daniel deverá ser Gustavo Mendanha, que foi citado indiretamente pelo presidente do MDB. “Passarinho que anda com morcego dorme de cabeça para baixo”, afirmou, em referência à proximidade do prefeito de Aparecida e o ex-governador Marconi.

Ingratidão

Líder do governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB) fez referência mais objetiva a Mendanha. “Aquele de Aparecida é ingrato. Tem como orientador o Marconi. Se fosse irmão político do Daniel, estaria aqui. Nós estamos do lado do bem, não do mal”, afirmou o deputado.

Quem?

Antes do anúncio do governador, que confirmou Daniel na candidatura a vice, o presidente do MDB disse no discurso que o MDB iria “agregar sem tomar o espaço de ninguém”. Depois do anúncio, o atual vice-governador, Lincoln Tejota (Cidadania) comunica pela assessoria que pretende continuar o trabalho realizado, sem comentar as definições políticas.

Reforma

Questionado sobre a possibilidade de mudanças na equipe para atender o novo aliado, Caiado respondeu: “No final do ano há vários secretários que vão ser candidatos. Candidatos a deputado estadual, deputado federal. É a transição do momento. A gente faz as adequações do governo de acordo com a necessidade”.

Troca feita

O procurador da República Ailton Benedito vai deixar o comando administrativo do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO). Integrante da direita conservadora, o bolsonarista já teve o nome envolvido em polêmicas, após referir-se ao coronavírus como “vírus chinês”, e por proferir expressões ofensivas a chefes de Estado, ao diretor-geral da OMS e a colegas membros do Ministério Público brasileiro. O cargo agora será ocupado pela procuradora Léa Batista de Oliveira Moreira Lima.

Foto: Procurador da República, Ailton Benedito (Crédito: Reprodução/Facebook)

Apuração

Em março deste ano, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou um processo administrativo disciplinar contra Ailton, no qual ele é investigado por difundir “discurso de ódio” e xenofóbico. O procurador também é defensor do “tratamento precoce” da Covid-19, mesmo não havendo comprovação científica sobre a eficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

Gestão

Para a chefia do Ministério Público Eleitoral nos próximos dois anos, continua no cargo o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva. O procurador-chefe substituto será Alexandre Moreira Tavares dos Santos. As chapas foram declaradas eleitas pela Comissão Eleitoral, que já comunicou o resultado ao procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.