(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) foi vaiado por um grupo de manifestantes que estavam na Praça Cívica, realizando protestos contra o Congresso Nacional e o STF e a favor de Bolsonaro. As vaias foram provocadas pelos pedidos do governador de encerrarem o ato sob o risco de disseminação do coronavirus. Durante o ato alguns manifestantes se apresentavam usando máscaras.

“Sou médico e vocês precisam entender, a menos que vocês não estejam olhando para o mundo, o que está ocorrendo. Vocês precisam mais do que nunca ter responsabilidade de não fazer com que aglomerações provoquem a disseminação do vírus do coronavírus. É o direito que você tem. Agora, nós já temos em Goiás quatro casos já convalidados. Nós já temos em Goiás a disseminação do vírus de uma forma comunitária” disse Caiado num discurso improvisado em meio à multidão que protestava na Praça Cívica.

Quando o estado confirmou os seus primeiros três casos, todos foram identificados como casos importados do vírus. A quarta pessoa confirmada já identificou uma transmissão local, já que foi o marido de uma das mulheres inicialmente identificadas. A preocupação de avançar para uma fase de disseminação comunitária fez o governador elevar o tom de suas palavras: “Se amanhã Goiânia se tornar um ambiente de disseminação do vírus, vocês precisam entender que a hora que morrer um da família, vocês vão estar chorando na porta do Palácio”, alertou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás esclareceu que não há transmissão local e nem comunitária da Covid-19 em Goiás, já que todos os quatro casos confirmados se infectaram em outros países. A fala do governador Ronaldo Caiado é no sentido de prevenir a transmissão comunitária. “Quanto mais prevenirmos ou retardarmos esse cenário, melhor será.”, afirmou.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento desencorajando a manifestação marcada para o dia de hoje (15), devido à pandemia de coronavirus. A manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro chegou a ser adiada pela comissão organizadora. O motivo do adiamento são os casos confirmados do novo coronavírus em Goiás, sendo três em Goiânia, e que o grupo atendeu a recomendações de precaução para evitar aglomerações que poderiam facilitar a transmissão do vírus. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Miliar, cerca de 250 manifestantes passaram pelo local desde o início da tarde de domingo.

Fatos 

Por volta das 17h, a assessoria do governador enviou uma nota técnica determinando a suspensão das aulas nas instituições de ensino, público e privada, em todos os níveis (ensino fundamental, médio e superior), pelos próximos 14 dias. A decisão já era prevista no decreto divulgado na última sexta-feira (13) quando o estado declarou estado de emergência da saúde.

Na última quinta-feira (12), foram confirmados os três primeiros casos de coronavírus em Goiás, sendo dois em Goiânia e um em Rio Verde, todos do sexo feminino que estiveram em viagem no exterior (EUA, Espanha e Itália).

Na sexta-feira (13), o governo publicou decreto suspendendo eventos e visitas a presos do sistema penitenciário em todo o estado. No mesmo dia, a Prefeitura de Goiânia declarou situação de emergência em Saúde, suspendo as visitas aos parques Mutirama e Zoológico.

No sábado (14) pela manhã, nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado confirmou o quarto caso de covid-19 em Goiás. Desta vez, um homem, cônjuge de uma das pacientes confirmadas de Goiânia.

Também no sábado (14), o governo estadual publicou novo decreto determinando o escalonamento da jornada de trabalho no serviço público e criando a modalidade de teletrabalho. Neste domingo (15), Caiado voltou às redes sociais pedindo que cultos, missas e eventos nas igrejas sejam suspensos, para evitar aglomeração e contaminação pelo vírus.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.

Atualização: Texto alterado na segunda-feira, as 09h38, para a inclusão de posicionamento da Secretaria de Saúde sobre a fala do governador Ronaldo Caiado.