Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado relembra debate sobre isolamento e afirma que não trocou “vidas por votos”

O governador Ronaldo Caiado (DEM) voltou a defender medidas de isolamento no início do combate à pandemia de covid-19, no mesmo fim de semana em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que que menos pessoas teriam morrido vítimas da doença, caso ele estivesse na coordenação das ações de enfrentamento à crise de saúde. “Se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente”, disse Bolsonaro, para logo em seguida defender o chamado “tratamento inicial”, ou tratamento precoce, como era chamado.

Apesar da proximidade política histórica entre os dois, o governador voltou a se posicionar em polo oposto ao do presidente no debate sobre a pandemia. Em discurso na Cidade de Goiás, lamentou as mortes e reforçou a necessidade de medidas restritivas. “Nós em Goiás, infelizmente, já ultrapassamos 20 mil óbitos. Sã0 20 mil pessoas, pais mães, irmãos, amigos. Pessoas que têm nomes, identidade, uma história de vida. Neste momento, eu quero transmitir a todos que eu não em omiti, hora alguma, com a responsabilidade de médico que sou e como governador do estado de Goiás”, afirmou.

“Tomei medidas duras, muito criticadas à época, quando impus o isolamento no estado de Goiás por força de decreto. Regionalizamos à saúde. Mas a crítica toda eu tinha uma consciência daquilo que aprendi também com meus antepassados: não se troca vidas por votos”, define o governador, em referência às críticas e embates que enfrentou com a base bolsonarista ao longo de 2020. “Mas eu tenho certeza absoluta, senhores deputados, vereadores e lideranças aqui presentes, que nós vamos chegar ao fim do ano com o nível aí sim de vacinação e que nós teremos superado, ao início de 2022, todo o nível de comprometimento da pandemia”, espera Caiado.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Esperança

O governador ainda aponta que pretende realizar em 2022 o “maior evento que essa cidade já viu nos seus 295 anos de idade”, com expectativa de transferir, no próximo ano, a capital de Goiânia para a Cidade de Goiás, algo que só foi possível no primeiro ano deste mandato.

Saúde

Em ensaio para o discurso eleitoral para a reeleição, Caiado ainda citou por três vezes no discurso a situação de crise financeira recebida ao fim de 2018 e destacou o avanço na regionalização do sistema de saúde pública no estado.

Números

Segundo Caiado, apenas três cidades tinham Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas: Goiânia, Anápolis e Aparecida. “Temos hoje quase 1 mil leitos de UTI e 3 mil de enfermaria, em 21 cidades”, comemora.

Quadro político

Depois de chegar ao governo como indicação técnica, o atual Secretário Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, se torna possível pré-candidato para 2022. “Sei da sua competência e da sua capacidade de trabalhar e mostrou o quanto já fizemos diante das dificuldades que nós enfrentamos desde o início do governo. Parabéns a este jovem que tem um trajeto promissor, tanto como gestor quanto também na vida política”, considerou o governador.

Carro de luxo

A Prefeitura de Cachoeira Alta abriu um pregão eletrônico para adquirir um veículo de luxo com valor estimado de R$ 349 mil para servir exclusivamente ao gabinete do prefeito Rodrigo Miranda Mendonça. De acordo com o edital, o automóvel precisa ser do ano de 2021 ou 2022, ter sete lugares, câmbio automático, motor a diesel com aproximadamente 200 cavalos, navegador GPS, sensores e outros itens de segurança presentes em carros topo de linha.

Explica?

Como justificativa, a administração municipal informou que o atual veículo que serve ao prefeito “já está sendo usado há mais de 3 anos e com elevado custo de manutenção, com alta quilometragem. O objetivo da contratação é alcançar eficiência, probidade e qualidade no serviço público prestado”. A abertura da sessão pública ocorrerá na próxima quarta-feira, 28.

Moradia

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), realiza hoje o primeiro sorteio de moradias do recém-lançado programa Goiás Social. Serão distribuídas 50 unidades habitacionais em construção no Residencial Dona Mulata, em Paraúna. O sorteio ocorre no Centro de Convenções de Paraúna, às 9h30, com participação do presidente da Agehab, Lucas Fernandes.

Mais lidas:

Leia também: