O presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o governador Ronaldo Caiado e o ministro Rogério Marinho (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para a instalação de um escritório regional da empresa pública no Estado. A solenidade foi realizada no início da tarde desta segunda-feira (9), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. 

O governador Ronaldo Caiado falou sobre os recursos disponíveis para aplicação no estado nas regiões abrangidas pelo Codevasf. “Está iniciado o processo, já há recursos disponibilizados”, afirma. “São mais de R$ 100 milhões que estão disponíveis para serem aplicados nesse ano de 2020”, complementa. 

A estrutura da Codevasf funcionará na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Goiânia (GO). “Nós vamos ter a capacidade técnica de gerir os recursos que estão sendo alocados dentro do orçamento geral da União para serem aplicados aqui no estado. Essa mudança se deu efetivamente em 2018. É um espaço temporal entre a elaboração do orçamento e sua efetiva aplicação no ano subsequente”, reforçou o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho. 

O ministro ainda reforçou como os recursos serão disponibilizados já em 2020. “Compra de maquinário, patrulhas mecanizadas, recuperação de bacias, melhorias relacionadas à questão de saneamento básico, enfim, ações diversas em vários municípios aqui de Goiás, já têm a destinação específica dentro do quadro de programação da própria Codevasf”, enumera. 

Em entrevista ao Manhã Sagres nesta segunda-feira (9), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) informou que a inclusão da bacia do rio Araguaia/Tocantins na Codevasf foi aprovada por lei federal em 2017. Ao todo, 136 municípios na região ribeirinha podem receber apoio da companhia por meio de recursos para infraestrutura. 

Na solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Vanderlan afirma que não haverá entraves para utilização dos recursos. “A aplicação é desburocratizada, e os municípios estão precisando. Muitas pontes rodaram, precisando de equipamentos, precisando também dos arranjos produtivos locais. A Codevasf tem um know-how muito grande, principalmente piscicultura, a fruticultura e isso vai ser de grande valia e parceria aqui no nosso estado de Goiás”, conclui.