A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta segunda (9) que os Centros de Atendimento Integral à Saúde (CAIS) serão transformados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com 24 horas de funcionamento. De acordo com a SMS, o objetivo seria “aumentar a oferta de vagas e os serviços na área de emergência”.

Os recursos a serem utilizados na iniciativa vêm do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Serão destinados aproximadamente R$ 4,8 milhões para a capital. Fazem parte os cais: Jardim América, Novo Horizonte, Chácara do Governador, Jardim Novo Mundo, Jardim Guanabara e Campinas.

“A meta é desafogar os atendimentos nas emergências e ampliar a assistência especializada. Nas unidades, os pacientes serão avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serem removidos para um hospital de referência”, relatou a secretaria.

Além dos seis Cais que serão transformados em unidades, devem ser constrúidos mais duas UPAs, no Residencial Itaipu e no Parque das Amendoeiras. (Com Prefeitura de Goiânia)