No mês de setembro, Caldas Novas apresentou o menor número de casos positivos e de óbitos por Covid-19 do ano de 2021. O balanço, divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostra que foram registrados 636 casos positivos da doença no mês passado, reduzindo pela metade o número registrado em agosto, que foi de 1.337 registros.

A média móvel é calculada ao somar o número de casos de cada um dos sete dias anteriores e dividindo esse resultado por 7 (que é o número de dias considerado).

Já em relação ao número de mortes, no mês de setembro foram apenas 12, o que representa uma queda de 67% em relação ao mês anterior, quando foram notificadas 37 mortes. “É importante destacar que estamos há mais de 60 dias sem nenhum registro de contaminação entre os profissionais de saúde”, acrescentou o prefeito Kleber Marra.

Os números do relatório apontam que a vacinação tem auxiliado a população, que recebe a dose do imunizante através da rede SUS. Em relação a segunda dose, 40% já completaram o esquema vacinal. O município iniciou a terceira dose para os idosos e em breve os profissionais de saúde receberão o reforço.

“Estamos com a vacinação avançada, chegando a mais de 100 mil doses aplicadas, ou seja, cerca de 90% da população com a aplicação da primeira dose. Além da taxa de ocupação de leitos, estar no menor patamar dos últimos 5 meses”, disse o secretário de Saúde, Cláudio Costa.

Sobre o registro de infecção, Caldas Novas indica queda de 54% pessoas infectadas com o novo Coronavírus. Segundo Cláudio Costa, trata-se de um dado que mostra a importância da vacina. “Já o número de óbitos, por Covid-19, caiu em mais 65%, o menor registro de 2021”, relata o secretário de Saúde.