Sagres em OFF
Rubens Salomão

Câmara aprova texto para Dia Marielle Franco em homenagem aos defensores dos Direitos Humanos

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que institui o Dia Marielle Franco – Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.  Escolha foi pelo dia 14 de março, data do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

O texto-base da relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), teve aprovação em Plenário na segunda-feira (5). Ainda haverá apreciação de três destaques que podem alterar pontos do Projeto de Lei 6366/19, do ex-deputado David Miranda e outros nove deputados do Psol. Benedita da Silva valorizou o reconhecimento institucional do papel das defensoras e dos defensores de direitos humanos. Segundo ela, o dia Marielle Franco contribui para fortalecer a democracia brasileira, ao valorizar sujeitos que historicamente lutam pela efetivação dos direitos fundamentais.

“O projeto, ao instituir uma data de reconhecimento e memória, não apenas homenageia Marielle e tantas outras pessoas. Mas promove a conscientização nacional sobre a importância da garantia da integridade física, psicológica e política desses sujeitos”, disse a deputada.

Marielle
Foto: Arquivo/Guilherme Cunha/Alerj

Dia Marielle Franco

Benedita lembrou que a data já é marco de resistência e memória em diferentes partes do Brasil. As assembleias legislativas do Pará, da Paraíba e de Pernambuco têm propostas de Dia Marielle Franco já com aprovação, assim como a Câmara Municipal de Porto Alegre. Em 2024, o Instituto Marielle Franco mapeou mais de 150 atividades realizadas no mês de março, em mais de 80 municípios brasileiros.

Ações de valorização

A relatora concordou com duas emendas da líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ) ao projeto que institui o Dia Marielle Franco. A primeira homenageia a data com o nome da vereadora carioca. Já a segunda emenda permite a entidades públicas e privadas promover ações para valorização e proteção de defensores de direitos humanos.

Medidas

Entre as medidas está a promoção de debate público sobre a importância da atuação de defensoras e defensores. Além de incentivo à participação de mulheres, pessoas negras, povos indígenas e demais grupos historicamente marginalizados. Há ainda a busca pela disseminação de informações sobre mecanismos nacionais e internacionais de proteção a defensores.

Leia mais da Sagres Em OFF

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.