A Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia realiza de primeiro a oito de dezembro a campanha de recuperação de crédito do consumidor e grandes redes. Por meio de uma pesquisa realizada pela CDL em Goiânia, foi constatado que 62,75% dos consumidores inadimplentes são homens, com dívidas de no máximo um ano.

O presidente da CDL, Romão Tavares, explicou como vai ser a atuação da Câmara ao auxiliar a quitação das dívidas. “As empresas vão montar os estandes aqui e cada uma tem a sua modalidade de desconto, de crédito e pode até zerar o juro. As empresas querem realmente que quitem as dívidas. Deve ser no mínimo 20 mil pessoas vão circular por aqui para quitar as suas dívidas. Compras de eletrodomésticos, automóveis, celulares, comida, tudo isso gera débito, compra com carnê e cartão de crédito”, explicou.

De acordo com a gerente de relacionamento da CDL, Dina Marta Correia, a falta de planejamento é uma das principais causas da inadimplência. “Esse foi um dos outros pontos que nós identificamos, a maior parte. Um dos maiores índices que nós identificamos aqui, das causas da inadimplência é a falta de controle e de planejamento. A recomendação é que ele faça um planejamento que consuma dentro do seu orçamento, que não faça compras por impulso. A compra por impulso acaba gerando esse descontrole e é essa falta de organização financeira que leva a inadimplência”, ressaltou.

Telefonia lidera a causa de inadimplência, com 16,78% do total, seguido de roupas e calçados, com 16,33%.