Pelo menos 18 vereadores assinaram requerimento para a criação de uma Frente Parlamentar, na Câmara Municipal de Goiânia. A intenção é trabalhar em conjunto para buscar maiores incentivos públicos da prefeitura à produção audiovisual. A proposta é do vereador Virmondes Cruvinel (PSD) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, além da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE).
O principal objetivo é a criação do Fundo Municipal para o audiovisual, que seria vinculado ao Fundo da Cultura. “Veio ao encontro de um desejo da classe de ter mais recursos, criando um acesso maior ao curta-metragem que é o formato mais produzido”, comemora a cinesta Cássia Queiroz, que esteve presente na Casa nesta quinta-feira.
Cássia valoriza a proposta de se criar o Fundo Municipal para o audiovisual. “Significa que vai haver uma verba destinada a editais de curta-metragem, beneficiando toda a cadeia do audiovisual e todos os profissionais envolvidos nisso”.
A Frente Parlamentar é um grupo de membros do poder legislativo que tem atuação unificada em função de um interesse comum, independente do partido político a que pertençam.